A nossa Sociedade

MAIS PRÓXIMOS DA NOSSA SOCIEDADE

FIDELIDADE COMUNIDADE

Programa de responsabilidade social do Grupo Fidelidade, cuja missão se traduz em contribuir para dar respostas às problemáticas da sociedade a nível nacional e internacional, esperando que sirvam para fortalecer as comunidades onde estamos presentes.

Os eixos prioritários de atuação estão alinhados com as questões em torno do envelhecimento, da promoção da saúde, da inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade e da promoção da cultura. O tema do envelhecimento advém da evolução demográfica que evidencia os desafios inerentes à longevidade, tais como a manutenção da qualidade de vida e da saúde.

A prevenção de doenças e a promoção da saúde, atingem-se com uma comunidade esclarecida e sensibilizada para os riscos de saúde, socioeconómicos e ambientais e para as medidas de prevenção e proteção a serem adotadas. A inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade pressupõe a criação de melhores condições para a capacitação e integração destes cidadãos na vida ativa, minimizando desigualdades. Por fim, a promoção da cultura, que é um elemento fundamental de criação de uma identidade comunitária e desenvolvimento social.

ESTAR MAIS PRÓXIMO DA COMUNIDADE

O Grupo Fidelidade orienta-se pela cultura e atitude wecare, um projeto de referência que acabou por ultrapassar a dimensão do negócio e assumir-se, hoje, como forma de estar transversal a todas as empresas do Grupo, caracterizando a postura de humanização e preocupação com as pessoas. Distingue-se por ser um compromisso para com o outro, que pauta a atuação do Grupo ao longo da cadeia de valor, na gestão das empresas e no desenvolvimento de soluções. Também descreve a nossa forma de estar em relação às comunidades onde estamos inseridos, traduzindo-se em estarmos atento às preocupações e problemáticas sociais e promovermos sinergias e soluções co-criadas com os nossos parceiros e colaboradores.

Não se ficando por uma ajuda meramente assistencialista, o Grupo procura contribuir para estruturar soluções que respondam a necessidades sociais dentro dos eixos de atuação definidos na sua estratégia.

O Grupo Fidelidade tem a missão de apoiar a construção de uma sociedade sustentável.

AS NOSSA PRÁTICAS

FORTALECER A ECONOMIA SOCIAL

Continuar a apoiar a Comunidade, para que a vida não pare, é o lema do Prémio Fidelidade Comunidade, que representa a resposta estruturada do Grupo ao setor social.

PRÉMIO FIDELIDADE COMUNIDADE

O Prémio Fidelidade Comunidade apoia o fortalecimento do setor social, através do investimento nas instituições que trabalham nas áreas estratégicas do nosso Programa de Responsabilidade Social:

  • Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade;
  • Envelhecimento;
  • Prevenção em saúde.

 

Podem candidatar-se a este prémio entidades com propostas de intervenção para a sustentabilidade da organização (tais como processos de gestão, formação de colaboradores ou comunicação e marketing) e com iniciativas cujos destinatários sejam os beneficiários ou potenciais beneficiários das instituições, para os quais as respostas locais são inexistentes ou insuficientes.

“Reduzir Obstáculos, Facilitar Vivências”

“O projeto “Reduzir Obstáculos, Facilitar Vivências” permitiu uma melhoria muito significativa da qualidade dos nossos serviços junto de crianças e jovens e de familiares/cuidadores informais em situação de desvantagem social, bem como o seu alargamento a outros beneficiários, através do apetrechamento de bens materiais e tecnológicos.”

– Miguel Durães, Recovery IPSS
(vencedor da 1.ª edição)

“Geração BeCool”

“O projeto “Geração BeCool” foi o primeiro destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico em contexto de carências ao nível da saúde oral, alimentação saudável e atividade física. Contribuiu para a promoção de responsabilidade individual e comunitária nos jovens e fazer opções de estilos de vida saudáveis e foi distinguido no 2º Congresso de Medicina Prevenção.”

– Bárbara Troca, Associação Mundo a Sorrir
(vencedor da 1.ª edição)

“Envelhecer com a Fidelidade”

“O Projeto “Envelhecer com a Fidelidade” propôs-se melhorar a qualidade de vida da população idosa e promover o envelhecimento ativo de 2.000 idosos. Serviço inovador de proximidade na área da saúde e na prestação de apoio psicológico e social, beneficiando a população das freguesias rurais com limitações físicas ou geográficas.”

– Isabel Fazendeiro, Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense
(vencedor da 1.ª edição)

MAIS INFORMAÇÃO, MAIS SENSIBILIZAÇÃO

No âmbito do Programa Fidelidade Comunidade, foram várias as iniciativas que respondem a questões de interesse nacional e a situações que podem provocar grandes desigualdades sociais. Aumentou o número de colaboradores voluntários, resultando num aumento do tempo em ações de voluntariado, por exemplo no Banco Alimentar e na distribuição de cabazes de Natal.

Aproximámo-nos das camadas mais jovens, contribuindo para a sua literacia financeira, através de voluntariado na iniciativa conjunta com a Junior Achievement nas escolas, e através do patrocínio da 2.ª edição do roadshow financeiro, MoneyLab, que durante o ano letivo

de 2019/2020 visitou escolas do ensino secundário, público e privado, em dez distritos portugueses.

A Via Directa apostou na utilização das redes sociais para incentivar a adoção de comportamentos conscientes na estrada, através de uma campanha de prevenção rodoviária, cujas participações foram convertidas em valor monetário a doar à Associação Salvador.

De resto, a marca OK! teleseguro tem estado ativamente envolvida com várias entidades da economia social, centrando-se na inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.

VOLUNTARIADO

Nas iniciativas do programa GIRO, promovido pelo GRACE entre os seus membros, registou-se um aumento significativo de voluntários.

Desde apoio direto nas instituições e projetos de voluntariado de Competências, como literacia financeira, estes são aqueles em que os colaboradores mais participam:

  • Distribuição de cabazes de Natal;
  • Animação de idosos no Centro Social e Paroquial de Santa Catarina;
  • Acompanhamento de crianças a sessões de cinema, por ocasião da Páscoa;
  • Participação e tutoria no Banco Alimentar;
  • Voluntariado de competências com a Junior Achievement no projeto Risco e EU;
  • Apoio na livraria solidária Déjà Lu.
APOSTA NA INCLUSÃO
  • Campanha de sensibilização sobre prevenção rodoviária da OK! teleseguros nas redes sociais, com o objetivo de alertar para os perigos do uso do telemóvel durante a condução. A campanha incentivou as pessoas a divulgarem fotos no início do seu trajeto com as hashtags #aovolante e #naestrada e a substituí-las por fotos tiradas à chegada ao destino com o hashtag #chegueiOK. Por cada participante, a OK! teleseguros doou 1€ à Associação Salvador, uma associação dedicada à inclusão de pessoas com deficiência.
  • Patrocínios de entidades do setor social, envolvidas na concretização de sonhos de jovens em situação de vulnerabilidade, como o Tiago da Terra dos Sonhos e a Rita, atleta de Paradressage.
  • Contributo para a profissionalização dos artistas do Projeto Manicómio, através do apoio direto a 5 artistas. O Manicómio é um espaço de criação artística dedicado à capacitação e reinserção psicossocial e profis- sional de pessoas com experiência de doença mental. No final do ano, em associação com a fábrica de chocolates Arcádia, os artistas do Manicómio criaram o design de um produto novo financiado pelo Grupo Fidelidade, que se encontra à venda nas lojas da Arcádia e online.

INVESTIR NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE É INVESTIR NO FUTURO

Desde sempre, o Grupo esteve ao lado dos seus clientes a avaliar os riscos e a tomar medidas preventivas, por forma a evitar acidentes de trabalho e a identificar doenças precocemente. Para tal, instituímos uma cultura forte de prevenção, aperfeiçoámos processos e produtos para conseguirmos avaliar e prevenir melhor o risco em qualquer fase da vida, na vertente dos acidentes e da saúde.

Cientes de que a promoção da saúde transcende a prevenção, temos vindo a criar igualmente um conjunto de soluções e serviços que incentivem e estimulem os nossos clientes e colaboradores a adotarem hábitos de vida que potenciem mais saúde, em oposição à doença, sem custos adicionais para os clientes, com vista a apoiar a redução de peso, a fomentar a adoção de uma alimentação mais saudável, a deixar de fumar e a melhorar o equilíbrio emocional.

Para o futuro temos uma ambição que ainda vai mais além, encontrando-nos a preparar um programa de benefícios baseado em evidência científica, que recompensa os clientes que tenham uma vida ativa e saudável.

Com todas estas iniciativas, queremos ser embaixadores e parceiros estratégicos de uma vida mais equilibrada, saudável e conscienciosa, para que os nossos clientes possam viver mais anos, melhorar a sua qualidade de vida e ter menos doenças, apoiando também assim a sustentabilidade de todo o sistema. Todos ganham!

INVESTIR NA PREVENÇÃO É INVESTIR NO FUTURO

Ao aumentar a perspetiva de segurança dos colaboradores e dos clientes, no trabalho, nas suas casas e nas diversas etapas das suas vidas, aumenta a confiança e a esperança. Por detrás desta conclusão natural soma-se investimento, conhecimento e práticas associadas à prevenção nos diversos segmentos de negócio do Grupo Fidelidade.

Numa ótica de criação de cultura de prevenção interna e externa implementamos processos e melhoramos produtos para conseguirmos avaliar e prevenir melhor o risco, na vertente dos acidentes e da saúde. Continuamos a desenvolver soluções que associam a prevenção aos seguros, procurando contribuir para a redução de acidentes e para a diminuição do seu grau de gravidade e das suas consequências.

PREVENIR PARA MELHOR TRABALHAR

A Safemode aperfeiçoou a oferta e a comercialização dos seus serviços de segurança no trabalho e de medicina do trabalho incluídos no produto FEPP – Fidelidade Empresas, Pessoas e Produtividade. Este produto integra a família dos ecossistemas em desenvolvimento na Fidelidade, que associam produtos de cobertura do risco a serviços de prevenção, com o objetivo de contribuir para uma melhor gestão do risco nas empresas.

O ecossistema FEPP associa a proteção do seguro de acidentes de trabalho e de saúde, a serviços especializados de segurança e saúde no trabalho, contribuindo desta forma para a melhoria da produtividade e competitividade das empresas e para a segurança e bem-estar dos trabalhadores, com impacto positivo na redução dos acidentes de trabalho e das suas consequências.

PREVENIR PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

A saúde é um dos principais eixos de atuação do Grupo Fidelidade, o qual se traduz, não só na disponibilização de soluções diferenciadas de proteção, mas também no posicionamento da Fidelidade como parceiro dos clientes na gestão da saúde.

Neste contexto, o Grupo estendeu o seu compromisso com a prevenção também ao ramo da saúde, enriquecendo os seus seguros com soluções de prevenção (incluindo consultas, exames médicos e serviços de promoção da adoção de estilos de vida saudáveis). Este compromisso foi iniciado pela Multicare há mais de uma década, tendo a Fidelidade sido, à data, a primeira seguradora no país a aliar a prevenção à sua oferta de seguros, através da disponibilização de check-ups periódicos gratuitos sem qualquer custo adicional para o cliente.

ADOTAR UMA CULTURA DE PREVENÇÃO NO GRUPO

Foi dado um novo impulso no aperfeiçoamento dos processos e produtos de avaliação e prevenção do risco em clientes empresariais, para melhorar o nível de conhecimento do risco em carteira e sensibilizar os clientes para a importância da implementação de medidas para a mitigação de riscos e redução da sinistralidade. O desenvolvimento da aplicação informática Scorerisk veio permitir agilizar a análise do risco, estruturar a sua avaliação e digitalizar a informação, para melhorar o conhecimento da organização sobre o risco das empresas e, desta forma, contribuir para o desenho das soluções mais adequadas aos clientes do Grupo Fidelidade.

Neste contexto, para os gestores comerciais, subscritores e gestores e averiguadores de sinistros, a Safemode promoveu, e continua a promover, ações de formação em análise simplificada do risco, em verificação das condições de segurança e, quando aplicável, na utilização de ferramentas informáticas de suporte. Desta forma, está a contribuir para colocar gestão do risco no centro da atividade comercial.

PROGRAMA ESTRUTURANTE DE PREVENÇÃO JUNTO DE CLIENTES

A Fidelidade vem afinando o conceito do ecossistema de prevenção. A introdução em pleno deste programa materializa o compromisso do Grupo com a prevenção. Procuramos ser parceiros das empresas para melhoria contínua das condições de segurança e saúde no trabalho e para o apoio eficaz ao acidentado no seu processo de recuperação, reabilitação e reintegração profissional. Para a promoção de uma cultura de prevenção nas empresas, a Safemode desenvolve programas de informação e formação adequados às necessidades dos seus clientes.

No final de 2019, a oferta FEPP abrangia 287 empresas e cerca de 9.800 colaboradores. Apesar do curto período decorrido desde o início, os resultados obtidos em termos de satisfação dos clientes e de melhoria dos índices de sinistralidade são indicadores positivos da valia do conceito.

PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

A Multicare lançou, em 2019, no âmbito da Medicina Online, o programa de cessação tabágica, que visava apoiar os clientes Multicare a deixar de fumar. Com taxas de sucesso alinhadas com os métodos mais bem sucedidos de cessação tabágica, este programa tem como pilar o acompanhamento do cliente, periódico e durante 1 ano, por uma equipa multidisciplinar (composta por um psicólogo, um médico de medicina geral e familiar e um nutricionista).

Em 2019, A Multicare lançou também um programa de gestão de stress que reflete o seu compromisso para com a saúde mental.

Desde o lançamento da Medicina Online, foram disponibilizados aos clientes Multicare um programa para apoiar a perda de peso sustentada e sessões de aconselhamento nutricional

COBERTURA DE MEDICINA PREVENTIVA

A Multicare disponibiliza aos clientes particulares e PME a cobertura de Medicina Preventiva, que lhes permite realizar um check-up de saúde gratuito periodicamente (pelo menos a cada 2 anos).

Esta cobertura visa apoiar os clientes na prevenção e gestão proativa da sua saúde, permitindo o diagnóstico precoce de algumas doenças e potenciando o maior sucesso dos tratamentos.

APOSTAR NA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA: UM TRABALHO DE TODOS

SMART DRIVE

A aplicação Smartdrive fornece dicas ao condutor para o ajudar a reduzir custos e a melhorar o seu comportamento ao volante, contribuindo assim para a melhoria da segurança rodoviária. Após 20 viagens e 500 km, os condutores têm acesso a um conjunto de benefícios e vantagens.

Lançada em 2019, a Smartdrive é o resultado de uma parceria com a Brisa no âmbito da mobilidade digital, constituindo um exemplo perfeito das vantagens da cooperação e do compromisso coletivo com a prevenção rodoviária.

SENSIBILIZAÇÃO DOS CLIENTES | OK! TELESEGUROS

A OK! teleseguros realizou iniciativas de sensibilização de prevenção rodoviária para os seus clientes, com o objetivo de alertar para os perigos do uso do telemóvel enquanto se conduz e de incentivar as pessoas a trocarem as fotos com as hashtags #aovolante e #naestrada por fotos tiradas à chegada ao destino, em segurança, com a #chegueiOK. A cada adesão à iniciativa atribuiu-se a doação de 1€ à Associação Salvador, uma instituição particular de solidariedade social que promove a inclusão de pessoas com deficiência motora na sociedade.

Esta campanha representa o compromisso do Grupo Fidelidade com a prevenção positiva, premiando comportamentos mais seguros.

  • Continuar a apostar na prevenção, através da sua incorporação nas diferentes soluções do Grupo, passando de uma lógica de mitigação, para uma lógica de antecipação e prevenção do risco, em todas as linhas de negócio.
  • Prosseguir com o aperfeiçoamento e uniformização dos processos de análise de risco, promovendo análises mais robustas da informação, que melhorem a antecipação de riscos.
  • Ampliar o trabalho de sensibilização e de formação de técnicos, peritos e clientes para consolidar a cultura de prevenção em todas as linhas de negócio do Grupo.

O AUMENTO DA LONGEVIDADE É UMA DAS GRANDES CONQUISTAS DA HUMANIDADE

Fruto, quer de melhorias nas condições económicas, na qualidade de vida, na nutrição e nas condições sanitárias, quer dos avanços tecnológicos na área da medicina e do maior acesso a cuidados de saúde, a esperança média de vida melhorou significativamente nas últimas décadas.

Para o setor dos seguros de saúde, a maior longevidade é uma realidade incontornável, que tem vindo a ser acompanhada de perto pelo Grupo Fidelidade e que motivou o reforço da aposta na prevenção e a disponibilização de soluções especialmente desenvolvidas para atender às necessidades e expectativas do segmento mais sénior da população.

PREVENÇÃO PARA PROTEGER A QUALIDADE DE VIDA NA LONGEVIDADE

O Grupo Fidelidade acredita que o estilo de vida condiciona significativamente a nossa saúde, nomeadamente nos últimos anos de vida. Levar um estilo de vida saudável, procurar qualidade e variedade na alimentação e praticar regularmente exercício físico, são a chave para a longevidade e para a maior saúde em idades mais avançadas.

Para fazer face aos desafios da longevidade, o Grupo tem vindo a consolidar a sua oferta com serviços de promoção de um estilo de vida saudável e a apostar em iniciativas de sensibilização de clientes e de não clientes para a importância da prevenção.

O lançamento dos programas de cessação tabágica e de gestão de stress no âmbito da Medicina Online, procura contribuir positivamente, não só para a qualidade de vida no momento presente, mas também no futuro, em que cada vez vivemos mais anos.

Em paralelo, aposta num conjunto de iniciativas para promover o Esclarecimento, a reflexão e a sensibilização da sociedade civil para temas relevantes sobre a qualidade de vida na longevidade (como a prevenção e o envelhecimento). Estas iniciativas incluíram a rubrica “Por falar nisso” e entrevistas temáticas no Canal de Saúde+. Para a rubrica “Por falar nisso”, a Multicare convidou o Professor Doutor Júlio Machado Vaz, que é uma personalidade conhecida e muito respeitada pelo público em geral.

GESTÃO DE CONHECIMENTO PARA GARANTIR A MELHOR PROTEÇÃO NA LONGEVIDADE

Como a medicina tem vindo a registar avanços tecnológicos significativos, o Grupo Fidelidade mantém-se atento e investe continuamente na atualização do conhecimento e das competências das suas equipas. Neste contexto, foi criado, na Multicare, o Gabinete de Gestão do Conhecimento da Saúde com a missão de identificar e suprir necessidades de formação e de partilha de conhecimento (nomeadamente de cariz científico).

Em 2019, este Gabinete foi responsável pela organização das Jornadas do Conselho Médico da Multicare e de ações de formação internas para manter uma capacidade de resposta aos clientes atualizada e pautada pela excelência.

SOLUÇÕES DE PROTEÇÃO NA LONGEVIDADE: CONTINUIDADE E REFORÇOS

A Medicina Online constitui um paradigma de prestação de cuidados de saúde pioneiro e de elevado cariz tecnológico, que continua a distinguir a Multicare no mercado português. Disponível 24h, durante todos os dias do ano, a Medicina Online consolidou, em 2019, a sua proposta de valor com o alargamento do horário das vídeo-consultas de medicina geral e familiar e com o lançamento de consultas de especialidades (Pediatria e Dermatologia).

A preocupação com as doenças com elevada incidência, nomeadamente a doença oncológica, levou igualmente a Multicare a desenvolver, em 2019 e no âmbito da Medicina Online, os serviços especializados de Nutrição Oncológica e Psico-oncologia. Estes serviços estão disponíveis a todos os clientes Multicare, sendo a Psico-oncologia extensível a familiares cuidadores. A disponibilização destes serviços reflete o compromisso da Multicare com a proteção na doença oncológica, que se tornou evidente com o lançamento, em 2015, do Multicare Proteção Vital (o único seguro em Portugal com uma cobertura específica para doença oncológica com um capital de 1.000.000€ por anuidade (2.000.000€ na vigência do seguro)).

A pensar na longevidade, o Proteção Vital da Família foi lançado pela Fidelidade, disponibilizando, num único contrato, coberturas que se ajustam às várias etapas da vida de cada um dos membros da família (coberturas de saúde, assistência, acidente e funeral). Esta solução foi reforçada com uma oferta complementar destinada a maiores de 65 anos, garantindo assim a assistência e proteção a todos os membros da família.

Iniciativa “Por falar nisso”

Em 2019, o Grupo lançou um pro- grama televisivo de educação e consciencialização social divulgado na TVI e nas plataformas digitais da Fidelidade e Multicare em formato vídeo e podcast. Protagonizado pelo Professor Doutor e Psiquiatra, Júlio Machado Vaz, o programa aborda questões de elevado interesse para a sociedade civil a nível da saúde, do trabalho e da família. Este programa enquadra-se nas iniciativas de sensibilização dos portugueses para a prevenção em saúde, promovendo o debate sobre diversos temas com impacto na saúde e qualidade de vida de todos.

Iniciativa “Por falar em saúde”

Em 2019, a Multicare lançou a rubrica denominada “Por falar em Saúde” em parceria com o canal Saúde +, na qual, ao longo de 15 programas, vários convidados abordaram temáticas relacionadas com saúde, nomeadamente, envelhecimento ativo e saudável, o acompanhamento (remoto) de doenças crónicas, a medicina de precisão, a gravidez e o parto, a promoção de hábitos de vida saudável e os cuidados de saúde em viagem.

Os serviços de saúde têm de se adaptar a ter uma população cada vez mais envelhecida, o que significa estar melhor preparados para o Cuidar, e não o Curar, com equipas multidisciplinares para olhar para a Pessoa de uma forma holística.

– Júlio Machado Vaz,
Médico Psiquiatra

Aposta contínua na saúde, em todas as idades

Aumento do número de check-ups regulares e gratuitos, que contribuem para o diagnóstico precoce de doenças, permitindo uma melhor gestão da mesma, tratando sintomas e retardando os efeitos nocivos.

Sensibilização

Vídeos/podcasts e entrevistas em canais televisivos sobre temas da atualidade, que contribuem para a melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Partilha de conhecimento
  • Criação de Gabinete de Gestão do Conhecimento da Saúde para identificação de necessidades de formação.
  • Jornadas do Conselho Médico.
  • Ações informativas internas para os colaboradores.
MULTICARE 60+

Consolidação da comercialização da gama Multicare 60+, lançada no final de 2018 e especialmente desenhada para a população com mais de 60 anos.

Esta gama inclui soluções de proteção mais simples (60+ Activcare) que asseguram o acesso a cuidados médicos a preços vantajosos e a Medicina Online (apenas 60+ Activcare 2) e soluções de proteção mais completas (60+ Multicare) que incluem capital para internamento hospitalar, pacote de consultas ou capital para ambulatório, Medicina Online e Medicina Preventiva.

MEDICINA ONLINE
  • Programas de cessação tabágica.
  • Programas de gestão de stress.
PROTEÇÃO VITAL 65+
  • Alargamento das condições do seguro Proteção Vital dedicado à população com mais de 65 anos, alargando a cobertura a todos os elementos da família.
  • Seguro de vida inovador dirigido às famílias, que acompanha o ciclo de vida (coberturas de saúde, assistência, acidente e funeral).
MULTICARE SANTÉ

Lançamento do Multicare Santé, um seguro de saúde especialmente concebido para a comunidade francesa em Portugal, que visou proteger mais segmentos da população (nomeadamente cidadãos que decidem passar alguns anos da sua reforma em Portugal).

MAIS INVESTIMENTO RESPONSÁVEL

O aumento da regulação e da pressão exercida pela geração do milénio, reforçou o envolvimento das empresas com a sociedade em que operam, e os deveres que têm para com todos os intervenientes.

FATORES AMBIENTAIS, SOCIAIS E DE GOVERNANCE NO INVESTIMENTO

Enquanto abordagem de longo prazo que integra fatores ambientais, sociais e de governance (Environmental, Social and Governance – ESG), o principal papel do investimento responsável deriva da sua capacidade de promover e influenciar o comportamento das empresas. Ao financiar empresas que integram fatores ESG, está a recompensar as suas boas práticas, ao invés de promover práticas danosas para o ambiente ou para as comunidades.

O investimento responsável é cada vez mais uma exigência de clientes, investidores e reguladores, porque para além de gerar um impacto positivo nos retornos obtidos, os investimentos responsáveis tendem a ser mais resilientes.

De forma a adotar uma política de investimento responsável, investidores como o Grupo Fidelidade podem utilizar diversas ferramentas, como:

  • Incorporar os critérios ESG quando constroem o seu portfólio de investimento (por exemplo, usando os critérios como filtro para escolher em que empresas investir);
  • Procurar influenciar a performance das empresas nas quais investe, com base nos critérios ASG (por exemplo, promovendo a discussão sobre os critérios ASG com as empresas ou sugerindo resoluções que incorporem estes critérios para modificar as práticas implementadas).
ALINHAMENTO DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO COM OS CRITÉRIOS ESG

Enquanto grande investidor, o Grupo Fidelidade acredita no papel muito relevante do investimento responsável na promoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das empresas. Assumimos o compromisso de integrar nos nossos objetivos de sustentabilidade o processo de investimento com base nos princípios ESG, preferindo empresas com modelos de negócio sustentáveis, que promovam resultados de longo prazo.
Alguns dos riscos ESG avaliados pelo Grupo incluem a composição e a responsabilidade dos conselhos de administração, a estabilidade do capital humano e a existência de práticas ambientais sólidas e responsáveis, que sinalizem excelência operacional e qualidade de gestão.

O Grupo comprometeu-se a respeitar todas as propostas a serem adotadas pela Comissão Europeia no que respeita a finanças sustentáveis, que incluem um sistema unificado de classificação da União Europeia de atividades económicas sustentáveis (uma taxonomia) e a criação de benchmarks para comparar a pegada de carbono de diferentes investimentos.

 

Este é um processo contínuo que ainda exige uma fase de consulta a nível europeu, mas com o qual o Grupo Fidelidade se encontra perfeitamente alinhado.

O trabalho iniciado tem continuidade com o compromisso de o processo de análise ESG ser alargado à totalidade dos investimentos em carteira do Grupo, quer na vertente de novos investimentos, quer na vertente de manutenção e controlo dos investimentos atuais. Os critérios ESG passam a estar integrados em modelos de credit scoring e de rating, passando a fazer parte das análises correntes de novos investimentos.

O nosso empenho na aplicação plena destes princípios na carteira de investimentos, vai ao encontro das expectativas dos nossos stakeholders. Para garantir o desenvolvimento de um ecossistema de investimento sustentável efetivo, monitorizamos todas as evoluções recentes do mercado nesta área, para evitar o aparecimento de “greenwashing” na carteira de investimento.

UMA ABORDAGEM TOP-DOWN E BOTTOM-UP NA ANÁLISE DO INVESTIMENTO

Após a adoção dos princípios fundamentais de ESG pelo Grupo, é necessário proceder à análise dos investimentos, para garantir o cumprimento e a avaliação dos critérios ESG necessários. Para isso, são solicitados elementos de análise que permitam monitorizar e avaliar cada um dos investimentos – uma abordagem bottom-up.

Enquanto grande investidor que integra estes critérios na sua carteira atual e em novos investimentos, o Grupo tem procedido à análise interna do nível de compliance atual da carteira com os princípios ESG, a partir dos investimentos geridos externamente, consultando as políticas ESG existentes por parte das diferentes entidades gestoras, bem como a sua prática.

MAIS RESPOSTAS AOS DESAFIOS AMBIENTAIS

Com o aumento dos fenómenos climáticos e da sua severidade, as potenciais perdas e prejuízos são também cada vez maiores. Todas as medidas que o Grupo Fidelidade toma em relação às alterações climáticas visam, por um lado, contribuir para comportamentos mais sustentáveis de colaboradores e clientes e, por outro, estar mais próximo dos nossos clientes. Esta proximidade traduz-se na antecipação das consequências dos fenómenos climáticos, procurando antever riscos e evitar coberturas inadequadas, mas também dar apoio em caso de catástrofes, estando disponíveis e atuando com celeridade junto de quem precisa, como aliás, aconteceu aquando das tempestades Elsa e Fabien, sentidas em Portugal Continental em dezembro de 2019.

Neste contexto, o Grupo está dedicado a desenvolver uma melhor gestão dos eventos climáticos e uma capacidade de resposta cada vez mais rápida e concertada entre as várias áreas e empresas que o compõem. Mas o nosso quadro de respostas em relação às alterações climáticas é apenas um dos eixos da nossa atuação. A prevenção e a promoção de comportamentos sustentáveis são igualmente essenciais para mitigar impactos negativos e promover um futuro mais próspero para todos. Neste contexto, reforçamos o nosso papel como gestor sustentável, mitigando os nossos próprios impactos negativos em toda a cadeia de valor.

INCONTORNÁVEL E DA NOSSA RESPONSABILIDADE

As alterações climáticas são uma ameaça global, assumida pelos diferentes países assinantes do Acordo de Paris, tratado negociado no enquadramento da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCC) durante a COP 21, em 2015. Também na Agenda 2030 das Nações Unidas, através do ODS 13, são chamados a contribuir países, cidadãos e empresas, com a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Enquanto líder segurador em Portugal, temos a responsabilidade de ajudar a prevenir as alterações climáticas e mitigar os efeitos de fenómenos climáticos e, ao mesmo tempo, gerir os impactos mais diretos da nossa atividade.

 

 

GERIR RECURSOS

Gerir os recursos de forma mais sustentável é responsabilidade de qualquer empresa que reconhece os seus impactos.

No Grupo Fidelidade estão identificados todos os impactos ambientais.

Registam-se, sobretudo, no consumo de papel e de energia e nas deslocações dos seus colaboradores.

PREVENIR E ANTECIPAR AS CONSEQUÊNCIAS DOS FENÓMENOS CLIMÁTICOS

O papel de uma seguradora nos fenómenos climáticos é essencial. Nos casos de catástrofe, procuramos estar próximos dos nossos clientes e responder com a maior celeridade às suas necessidades. Mas estar próximo é também estar junto dos nossos clientes antes de ocorrer qualquer catástrofe, trabalhando com eles na identificação do risco e na procura de soluções que lhes garantam coberturas adequadas e, com isso, maior segurança. Perante um problema como as alterações climáticas, o trabalho de prevenção e avaliação do risco torna-se ainda mais importante, seja na contribuição para o estudo dos principais riscos a que a sociedade portuguesa está exposta, seja na redução do gap entre os valores seguros e seguráveis, no sentido de garantir coberturas mais adequadas a todos os clientes.

Por tudo isto, o Grupo Fidelidade investiu na sensibilização dos clientes para as ameaças dos riscos ambientais, garantindo maior eficácia na sensibilização para a perceção do risco. Aperfeiçoou, numa articulação entre a Fidelidade e a Safemode, os mecanismos de identificação e avaliação de situações de infra-seguro junto dos clientes e das estruturas comerciais, para se proceder à análise dos contratos e à atualização do respetivo capital seguro.

Nos casos de catástrofe, o Grupo consolidou a sua abordagem, através da criação de uma unidade móvel que garante o alcance quase imediato aos locais afetados por desastres naturais, tornando possível avaliar rapidamente os danos sofridos e agilizar os processos de indemnização. Foram também impostos procedimentos e metas rigorosas na regularização de sinistros – as quais tomaram como exemplos os trabalhos desenvolvidos no furacão Leslie ou em Pedrogão – como o fecho de 80% dos processos no final do primeiro mês, com óbvio impacto na mitigação dos efeitos nefastos destes fenómenos na vida das pessoas.

MEDIDAS JUNTO DOS CLIENTES
  • Mapeamento de clientes em áreas com elevada probabilidade de serem afetadas.
  • Introdução de machine learning para notificação dos clientes em zonas de risco.
  • Linha de emergência dedicada.
  • Equipa de peritos com intervenção local assim que é possível aceder ao mesmo.
  • Unidade móvel disponível para as zonas com elevada probabilidade de serem afetadas.
  • Coordenação com as equipas comer- ciais locais.
  • Implementação de um sistema de envio de mensagens automáticas (SMS) aos clientes.
MEDIDAS DE DIGITALIZAÇÃO
  • Duas novas aplicações disponibilizadas aos clientes.
  • Documento Único de Seguro, que permite redução de documentação impressa.
  • Criação do cartão de saúde digital.

 

Os processos de desmaterialização representam uma enorme redução no consumo de recursos e uma grande oportunidade de melhoria do serviço ao cliente.

ARTICULAÇÃO ENTRE EMPRESAS DO GRUPO

Neste trabalho de resposta a catástrofes, o ecossistema Grupo Fidelidade dispõe de uma equipa de peritagens (pronto apoio no terreno) e da CARES (reparação), que juntas acionam:

  • Soluções de análise das coberturas;
  • Peritagens ágeis de resposta aos sinistros;
  • Regularização dos sinistros;
  • Serviços de reparação no terreno com grande rapidez.

 

Em 2019, face ao furacão Lorenzo, nos Açores, o trabalho de análise de risco permitiu ao Grupo Fidelidade identificar a área de abrangência de impacto provável do furacão, com 5 dias de antecedência. Através desta avaliação, foi possível identificar quais as ilhas que iriam ser mais afetadas, e, desse modo, prevenir e mitigar os efeitos da tempestade. Este modelo de avaliação bem sucedido foi o culminar de um trabalho de análise de risco e de experiência noutros fenómenos climáticos.

O Grupo trabalha com os peritos neste novo paradigma, procurando chegar antecipadamente aos locais, para ajudar clientes e empresas a proteger os seus bens, aconselhando as melhores práticas face a este tipo de fenómenos climáticos severos, cada vez mais frequentes. A experiência no furacão Lorenzo provou o sucesso do modelo, estando em execução o projeto Location Intelligence, com o objetivo de estender esta forma de atuar a todas as empresas da cadeia de valor do ecossistema Grupo Fidelidade.

MEDIDAS DE REDUÇÃO E DE REUTILIZAÇÃO
  1. Redução do consumo de plásticos, através da promoção do uso de garrafas reutilizáveis;
  2. Eliminação do uso de vários plásticos de utilização única;
  3. Substituição do sistema de água engarrafada por máquinas abastecidas pela rede pública;
  4. Adoção de produtos de limpeza menos nocivos para o ambiente;
  5. Melhoria no tratamento e reciclagem do lixo do escritório;
  6. Substituição de copos de plástico por copos de material reciclável;
  7. Colocação de ecopontos em vários locais dos edifícios do Grupo, encorajando a separação de resíduos;
  8. Sedimentação das melhores práticas do mercado, procurando contribuir para a melhoria da “pegada ecológica” da Fidelidade Car Service, nomeadamente:
  • Insistimos na criteriosa e exigente separação dos resíduos decorrentes da nossa atividade, que também é um requisito do processo de Certificação CZ 5 de que a Fidelidade Car Service foi alvo;
  • Substituímos toda linha de pintura (tintas) por uma ainda mais eco-friendly com maior rapidez de secagem, impactando positivamente na produtividade e na redução dos consumos de gás, eletricidade, etc.;
  • Instalámos ecopontos para equipamentos elétricos (pilhas, etc.) dentro das nossas Unidades;
  • Procedemos à substituição dos tradicionais copos de plástico por copos produzidos em material reciclável, sendo que, em paralelo, foram distribuídas garrafas de alumínio a todas as pessoas da Fidelidade Car Service, medida que permitiu erradicar a utilização do plástico dentro das respetivas Unidades;
  • Continuação da instalação de lâmpadas LED na Fidelidade para melhorar a eficiência energética;
  • Estudo de viabilidade financeira para colocação de painéis fotovoltaicos nos edifícios do Grupo.

ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

MEDIDAS INTERNAS
  • Incentivos para os colaboradores que tenham viaturas elétricas ou plug-in, através da disponibilização de carregadores em todas as garagens;
  • Realização de reuniões por teleconferência para redução de deslocações a nível nacional.

 

As medidas permitiram reduzir emissões de carbono:

  • de âmbito 1 (consumo de gasolina e gasóleo) na Safemode, OK! teleseguros, Fidelidade, Fidelidade Assistance e GEP;
  • de âmbito 3 (viagens de comboio e de avião) na Safemode, OK! teleseguros, Fidelidade e Fidelidade Assistance.
PARCEIRO PARA A CIRCULAÇÃO MAIS RESPONSÁVEL
  • A Car Service submeteu uma candidatura à Tesla para se tornar reparador de viaturas elétricas e híbridas do produtor automóvel, respondendo ao aumento do número de automóveis Tesla no país. Foi concluído o estudo para instalação nas 3 Unidades da Fidelidade Car Service de carregadores para viaturas elétricas e híbridas plug-in;
  • Conclusão do projeto de recuperação e respetiva aprovação pela CML, para o reaproveitamento e melhoria da cobertura da Unidade dos Olivais da Fidelidade Car Service, no qual se incluiu, entre outras rubricas, a possibilidade de aproveitamento da energia solar, aplicando painéis fotovoltaicos, reduzindo o nosso consumo de energia e contribuindo significativamente para a redução da nossa pegada ecológica;
  • O seguro automóvel OK! Auto Elétricos da OK! teleseguros, criado em julho 2017, já quintuplicou o seu número de adesões;
  • OK! teleseguros foi seguradora oficial em alguns dos principais eventos de mobilidade elétrica do país.
SENSIBILIZAR PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O processo de adaptação a práticas mais sustentáveis dentro do Grupo implica diversas ações de sensibilização interna, com vista a generalizar essas mesmas práticas e a fortalecer uma cultura corporativa associada à sustentabilidade ambiental. Utilizando os canais de comunicação internos, divulgamos boas práticas ambientais através de pequenos filmes e realizamos workshops sobre a utilização racional de recursos como a água, a energia ou o papel.