As alterações climáticas são um dos maiores fenómenos de grandes repercussões negativas na sociedade e no mundo, senão o maior. A par da gestão global urgente exigida a todos os governos a nível planetário, cada setor empresarial deve implementar estratégias e soluções para prevenir e mitigar os impactos resultantes do aumento dos fenómenos climáticos e da sua severidade.
Os seguros estão na linha da frente destes impactos, pelas perdas e prejuízos que se geram para os seus clientes. O nosso contributo para o desenvolvimento de modelos capazes de antecipar a severidade dos danos, por um lado, e gerir o apoio e a proximidade dos clientes, por outro, é uma área de trabalho incontornável e urgente do nosso negócio.
PREVENÇÃO CATÁSTROFES NATURAIS
O aumento das catástrofes naturais conduziu ao desenvolvimento do Projeto Catástrofes, com o objetivo de assegurar a prevenção, a monitorização e a gestão pós-evento, auxiliando na tomada de decisão e aumentando a eficácia e eficiência dos processos. O Projeto prevê ainda que, no âmbito da abertura automática de sinistros, sejam consideradas variáveis meteorológicas, com vista a um enquadramento mais adequado e assertivo.
Existe também um protocolo com um parceiro especializado em meteorologia que, com uma antevisão de 48h, alerta para potenciais situações de risco, no que respeita à localização e dimensão do risco.
Perante um estado de alerta, é ativado o «Plano de Contingência», que consiste essencialmente em preparar as carteiras dos peritos e reposicioná-los, no local de risco.
Para apoiar a equipa de peritos no terreno está à disposição um posto móvel, equipado com toda a tecnologia e espaço necessários, bem como alguns drones.
Apesar deste plano de contingência existir há muito tempo, só em 2020 começou a ser desenvolvido como projeto, para refletir todas as sinergias necessárias em contexto de catástrofe e começou-se também a estudar a possibilidade da georreferenciação dos peritos, com vista a auxiliar nas tomadas de decisão. Estes dois últimos projetos estão a ser desenvolvidos durante o ano 2021.
Participação em grupos de trabalho
A Fidelidade integra diversos grupos de trabalho relacionados com as alterações climáticas e desastres naturais, tais como:
• Grupo de trabalho no âmbito da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) para repensar as soluções de prevenção e mitigação dos fenómenos sísmicos, atendendo ao elevado risco existente em Portugal e à deficiente cobertura sísmica existente (apenas 17% das habitações têm cobertura para risco sísmico).
• Grupo de trabalho Sustainable Finance sobre o papel do setor financeiro para uma economia verde, no âmbito do Business Council for Sustainable Development.
• Business Council for Sustainable Development (BCSD), que aborda e trabalha o tema das alterações climáticas e das finanças sustentáveis de forma destacada com regularidade.
Compromissos públicos de combate às alterações climáticas
A Fidelidade aderiu ao «Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática 2030», lançado pela Câmara Municipal de Lisboa no ano
em que esta foi ‘Capital Verde Europeia’. Neste compromisso assume desenvolver medidas de ação climática nas seguintes áreas: energia, mobilidade, água, qualidade do ar e do ruído, economia circular, cidadania e participação.
A empresa subscreveu também a Carta de Princípios das Empresas pela Sustentabilidade, promovida pelo BCSD, que inclui princípios de responsabilidade ambiental, identificação, monitorização e mitigação dos riscos ambientais e metas de redução de consumo orientadoras das práticas que a Fidelidade tem vindo a adotar internamente.
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
MY DRIVE
Aliando a telemática ao seguro automóvel, permite conhecer o padrão de comportamento de um condutor e dar-lhe dicas úteis para melhorar a sua condução. Num futuro próximo, a nova versão da MyDrive, bem como a App Smart Drive – desenvolvida em parceria com a Brisa e distinguida na categoria Best Digital Product & CX, nos Portugal Digital Awards 2019 – irão recomendar as melhores opções de deslocação no âmbito da mobilidade sustentável.
OK! AUTO ELÉTRICOS
Atenta às tendências de mobilidade sustentável, a OK! teleseguros apostou na dinamização do seguro automóvel OK! Auto Elétricos.
Um seguro exclusivo para veículos (automóveis e motos) 100% elétricos, que inclui garantias adaptadas às necessidades deste segmento, como é o caso do reboque até ao posto de carregamento rápido mais próximo, preços diferenciados no aluguer de veículos em rent-a-cars selecionadas, proteção para os cabos de carregamento e uma série de descontos em produtos e serviços relacionados com a mobilidade sustentável.
OK!BIKE
Um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil para quem faz passeios recreativos de bicicleta, que cobre despesas de tratamento e inclui serviços de assistência e proteção jurídica ao ciclista. O OK! Bike distingue-se no mercado pelo seu serviço de assistência baseado na georreferenciação: a Assistência GEO. Válida em todo o território nacional, a Assistência GEO vem garantir a localização exata da pessoa segura em caso de acidente e/ou doença súbita, bem como o serviço de atendimento de assistência telefónica de emergência e aconselhamento médico que, em caso de necessidade, acionará os meios de socorro adequados a cada situação. Ambas as garantias estão disponíveis de forma ilimitada no seguro OK! Bike.
FIDELIDADE BICICLETA
A bicicleta é um meio de transporte cada vez mais adotado: evita o trânsito, poupa combustível e permite fazer exercício físico. Porque nem sempre tudo corre bem, a Fidelidade lançou o seguro Bicicleta, que inclui um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, garantindo uma proteção abrangente e adaptada a quem anda frequentemente de bicicleta. correta tomada de decisão e implementação de ações eficazes.