ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce

 

Impacto

Aumentar a interação e participação de crianças com deficiência visual cerebral e capacitar os seus cuidadores e pares

BI

Com 20 anos de existência, a ANIP tem como missão desenvolver e disseminar práticas recomendadas de intervenção precoce (crianças dos 0-6 anos) a nível nacional, para apoiar os familiares e outros cuidadores na promoção no desenvolvimento das crianças. Em 2001 cria o Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual que opera nos seis distritos da região Centro, apoiando e informando os cuidadores (famílias e profissionais) sobre estratégias que possam promover a visão funcional e o desenvolvimento do público-alvo nos seus ambientes. Um exemplo disso é a Oficina de Literacia Emergente para a Cegueira, que dissemina recursos especializados para crianças com cegueira.

Diagnóstico e solução

O défice visual cerebral (DVC) é uma das mais importantes causas de cegueira bilateral, com grande prevalência nos países desenvolvidos, por exemplo, devido ao aumento da taxa de sobrevivência em crianças com hipoxia perinatal. No âmbito do acompanhamento destas crianças, a equipa da ANIP tem registado a complexidade ao nível do seu perfil funcional, falta de informação aos cuidadores, recursos de apoio e contextos naturais pouco adaptados face às suas características de funcionamento visual.

A ANIP quer apostar na adaptação de espaços físicos para estimular o funcionamento de 32 crianças com défice visual cerebral dos 0-6 anos na região Centro e aumentar as suas capacidades de interação e participação e, simultaneamente, desenvolver ações de capacitação com os cuidadores.

Para além de apoiar com a compra dos materiais necessários para a adaptação dos contextos naturais das crianças (creche, casa, jardim de infância), o Prémio Fidelidade Comunidade vai disponibilizar apoio para a formação da equipa técnica em algumas dimensões específicas do DVC. O projeto culmina com a criação de um guia orientador que possa no futuro contribuir para ajudar outras crianças.