APCVR – Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real

 

Impacto

Potenciar maior autonomia às pessoas com deficiência e adiar a institucionalização

BI

Com mais de 25 anos de experiência, a APCVR intervém nos distritos de Vila Real e Bragança, totalizando 294 utentes em seis respostas sociais, que vão da infância à idade adulta. É uma IPSS que visa a prevenção, habilitação, inclusão social e apoio à pessoa com paralisia cerebral e sua família. Na área específica das atividades de vida diárias (AVD) a Associação desenvolve em permanência um acompanhamento com técnicos especializados em fisioterapia, terapia ocupacional e outras especialidades relevantes, que trabalham a amplitude de movimentos e adaptações para autonomia (talheres adaptados, roupas, etc.), entre outras.

Diagnóstico e solução

A APCVR identificou a capacitação de AVD como uma área sensível e transversal às diferentes faixas etárias das pessoas com paralisia cerebral, como forma de combater as perdas de funcionalidade diárias que as afetam. A entidade tem uma estrutura obsoleta de treino de AVD que não está devidamente equipada, e sem apoio financeiro não tem condições de melhorar a estrutura.

Com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível adaptar e transformar um apartamento T1 com cozinha, wc e quarto, e trabalhar com as pessoas com deficiência em tarefas como alimentar-se sozinho, ir ao wc, aprender a abotoar botões, etc.

O objetivo primordial é capacitar 51 crianças, jovens e adultos com deficiência que são acompanhados nas várias respostas da APCVR e que na sua maioria possuem graus de limitação elevados; e nos casos em que não estão institucionalizados, o objetivo primordial é potenciar a sua autonomia no domicílio e adiar o mais possível a institucionalização.