APDC – Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário

 

Impacto

Permitir o acesso a cuidados  de saúde para pessoas com  psicopatologia, perturbações  da personalidade e necessidades  educativas especiais

BI

A APDC tem dois anos de vida, mas trabalho reconhecido ao nível  da intervenção comunitária. Além da sua missão de investigação e  formação na área da psicologia, a APDC é uma entidade especializada na  prestação de cuidados de saúde mental, dispondo de três clínicas sociais  autossustentáveis que servem hoje 300 pessoas em Alcochete, Barreiro  e Setúbal.

Diagnóstico e solução

Existem hoje cerca de 600 psicólogos a trabalhar no SNS e este número  é deficitário um pouco por todo o país especialmente na região de Lisboa  e Vale do Tejo onde, embora existam mais psicólogos, são também as  zonas mais povoadas e carenciadas a este nível. No Arco Ribeirinho as  respostas de saúde mental não são suficientes e existem listas de espera  para acesso aos cuidados de saúde públicos. A APDC quer criar uma  resposta que permita suprimir as necessidades que não estão a ser  cobertas atualmente pelo SNS e pelas redes sociais.

Com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade, a APDC quer criar o único  Centro de Saúde Mental do país, em Alcochete, replicando o modelo  testado nas clínicas sociais, expandindo-o para poder chegar a mais  pessoas e incluir mais especialidades como, por exemplo, terapias para  crianças com necessidades educativas especiais.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai, assim, permitir o acesso a cuidados  de saúde mental para pessoas com psicopatologia, perturbações da  personalidade e necessidades educativas especiais, acesso a cuidados  de saúde mental não supridos pelo SNS e redes sociais, através de  um modelo de intervenção comunitária reconhecido internacionalmente.