APPC-Leiria – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria

 

Impacto

Capacitar pessoas com deficiência com equipamentos mais modernos

BI

A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria foi fundada em 2000 por um grupo de pais de crianças especiais que pretendiam alcançar outros pais com os mesmos problemas, para melhorarem as vidas dos seus filhos e das suas famílias. A abertura do Centro de Reabilitação da Associação em Leiria permitiu diminuir os custos sociais, emocionais e logísticos como as deslocações dos beneficiários para o Centro, em Coimbra. Atualmente, apoia cerca de 120 utentes por mês e conta com 319 inscrições para processos clínicos. Abrange 16 concelhos em Leiria e mais três em Santarém.

Diagnóstico e solução

Os Centros Especializados Prescritores de Produtos de Apoio em Leiria escasseiam, e o acesso a equipamentos que neutralizem, compensem ou previnam incapacidades ou desvantagens resultantes da deficiência é muito difícil. A APCC-Leiria dispõe de um Banco de Produtos de Apoio com serviço de empréstimo e aluguer que facilita esse acesso, mas os atuais equipamentos estão degradados e desatualizados.

Com este projeto, a APCC-Leiria ambiciona ser indicada como entidade prescritora de produtos de apoio para pessoas com paralisia cerebral no distrito e adquirir, com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade, equipamentos mais modernos e avançados que possibilitem estimular e auxiliar pessoas com paralisia cerebral, situações neurológicas afins e outras nas tarefas quotidianas.

A APCC-Leiria espera com estes equipamentos poder ajudar mais de 300 crianças e jovens inscritos na associação e mais de 1500 pessoas com deficiência que são acompanhadas por outras estruturas do concelho de Leiria e que poderão vir a beneficiar do banco de produtos de apoio.