As Nossas Pessoas

MAIS PRÓXIMOS DAS NOSSAS PESSOAS

FOCO NAS PESSOAS

Como Grupo orientado para as Pessoas, estabelecemos uma matriz de preparação e acompanhamento das equipas, dos líderes e de cada um dos colaboradores, para que possam alcançar um desempenho profissional adequado e potenciador do desenvolvimento do negócio. E, ao mesmo tempo, usufruir de condições para uma boa qualidade de vida.

Neste ano atípico, o grande desafio de cuidar das nossas pessoas determinou muitas das decisões tomadas. Em todas as empresas do Grupo assegurámos em pleno a atividade seguradora, sempre que possível a partir da casa de cada colaborador.

CUIDAR EM MOMENTOS DIFÍCEIS

Cuidar da nossa família é sempre uma prioridade em momentos difíceis. Não poderíamos imaginar a dimensão que a preocupação em cuidar iria assumir em 2020, sabendo hoje que nos guiámos coletivamente por uma grande capacidade de resolução e fazer acontecer e de uma forte empatia e união, em que apenas uma parte poderia estar contida num manual de instruções. Durante os primeiros meses, no tempo da primeira grande repercussão da pandemia, cuidar da família Fidelidade foi o lema aplicado a um conjunto de medidas, que abrangeram as mais diversas temáticas: saúde, prevenção e proteção, bem-estar, condições para trabalho remoto, apoio social e psicológico aos colaboradores. Algumas áreas receberam particular atenção devido à natureza desta crise, como foi o caso da saúde, fornecendo todo o apoio para conhecer e avaliar os riscos de saúde das nossas pessoas em relação à COVID-19, para informar e orientar sobre os cuidados a ter. E, ainda, para apoiar e acompanhar todos os colaboradores e familiares em situação de isolamento profilático ou em tratamento.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS NOSSAS PESSOAS 

ALGUMAS DAS NOSSAS PRÁTICAS:

SAÚDE, PROTEÇÃO E PREVENÇÃO
  • Linha “Saúde no trabalho em casa” – A medicina do trabalho desempenhou um papel crucial nesta fase. Foram criadas duas linhas:

– A «Saúde no trabalho em casa» para permitir aos médicos no trabalho acompanhar qualquer colaborador que, por alguma razão, tivesse questões para colocar;

– A «Linha COVID-19» com um papel decisivo para reportar possíveis casos positivos e prestar esclarecimentos aos colaboradores, sobretudo aos que foram diretamente afetados pelo vírus.

  • Períodos de trabalho para os colaboradores – A Fidelidade definiu períodos de trabalho para os colaboradores a trabalhar a partir de casa, com vista a ajudar a separar a fase do trabalho da vida pessoal e familiar. Foram várias as iniciativas lançadas para os colaboradores e suas famílias, destinadas a melhorar o seu dia a dia e, ao mesmo tempo, trazer os valores da Fidelidade para o seu novo espaço de trabalho;
“NOS” EM TEMPOS DE COVID-19
  • Apoio a colaboradores em situação vulnerável:

– Acompanhamento permanente de colaboradores infetados com COVID-19;
– Apoio médico gratuito para colaboradores e familiares – através da Medicina Online da Multicare e da equipa médica da Safemode; • Apoio a Colaboradores Cuidadores;

  • Apoio a Colaboradores Cuidadores – Estabelecemos como prioridade apoiar e capacitar os colaboradores que são cuidadores, começando por aferir o universo de cuidadores informais dentro do Grupo Fidelidade. Identificaram-se 274 colaboradores e, para eles, foram disponibilizadas medidas de conciliação entre a vida profissional e a prestação de cuidados regulares à Pessoa Cuidada, designadamente: flexibilidade de horário, trabalho a tempo parcial, teletrabalho e justificação de ausências, tudo nos exatos termos previstos no Código do Trabalho; ações de capacitação e formação para o desenvolvimento de competências em cuidados a prestar à Pessoa Cuidada; aconselhamento, acompanhamento e grupos de autoajuda; e, ainda, a participação ativa na procura de serviços e ajudas técnicas à Pessoa Cuidada.
COMUNICAR E ENVOLVER COM PROXIMIDADE
  • We’re in touch – Criado na rede interna online para ajudar os colaboradores a adaptarem-se às alterações radicais que a COVID-19 trouxe a nível
    individual e coletivo. Durante seis semanas foram divulgados conteúdos e formações sobre produtividade, trabalho remoto e bem-estar;
  • Dicas em casa – Desenvolveu-se o guia «WORK@HOME – Receitas Rápidas», com conselhos para aliviar os dias de confinamento, nomeadamente com dicas para melhorar o bem-estar, exercícios de respiração, meditação e atividade física. E para facilitar a gestão do trabalho com crianças, recomendações de leitura, de peças de teatro ou concertos virtuais, entre outros;
  • Grupo de Pais online – Ferramentas práticas para uma boa gestão das novas rotinas diárias. Neste âmbito, realizaram-se quatro sessões interativas, com especialistas em Educação Parental e que contaram com a participação de 64 colaboradores. Esta iniciativa incluiu, ainda, workshops sobre alimentação adequada, conciliação teletrabalho/telescola, gestão do stress/ansiedade, para além de Check-Ups do foro emocional.
BASTIDORES

Para os colaboradores poderem desempenhar as suas funções em teletrabalho, foi-lhes assegurado:

  • Equipamento informático (portáteis, monitores e headsets) para uso em casa;
  • Aumento de largura de banda da ligação à Internet para acesso remoto à VPN da Fidelidade;
  • Aquisição de infraestrutura e licenciamento específico para acesso remoto dos colaboradores às respetivas empresas

FORTALECER A COMUNIDADE

AÇÃO DE NATAL

Foi pensada ao pormenor para responder à falta de convivência entre os colaboradores e aos setores da sociedade mais afetados pela pandemia, consistindo nas seguintes ações:

  • Postal de Natal assinado à mão pelo Presidente da Comissão Executiva para todos os colaboradores do Grupo; e
  • Oferta de um voucher de restauração no valor de 30€, em substituição dos habituais jantares de Natal da empresa, tendo-se adquirido 3.500 jantares através de parceiros.
CONVERSAS TELEFÓNICAS SURPRESA

Cada colaborador foi convidado a ligar para um número que lhe seria atribuído e do outro lado da linha estava outro colaborador também inscrito no programa. As nossas Pessoas tiveram oportunidade de receber e fazer chamadas, falando com colegas de qualquer ponto do país e desejando Feliz Natal. O valor da chamada reverteu para a Fundação do Gil, com cerca de 10.000€ angariados em 4.657 telefonemas.

Ao ser apresentada ao Ministério do Trabalho, esta iniciativa serviu de inspiração à “A Voz Solidária”, cujo objetivo foi contactar e oferecer um pouco de tempo a pessoas sozinhas no Natal e no Fim do Ano.

COOPERAÇÃO DOS COLABORADORES

Ao longo do ano, foram desafiados a participar em iniciativas de voluntariado de competências, atividades on-the-job e angariações de fundos para organizações sociais.

Foi possível angariar um total de cerca de 11.000€ e apoiar mais de 10 organizações sociais

DESENVOLVER COMPETÊNCIAS, CONSOLIDAR A CULTURA

ACADEMIA FIDELIDADE

Destinada a construir uma cultura de aprendizagem no Grupo, trata-se de um Centro de Conhecimento para potenciar o crescimento pessoal e profissional. Devido à pandemia, houve a necessidade de repensar e adaptar a forma como o Grupo Fidelidade capacita os colaboradores para um modelo à distância. Foi assim reforçada a componente de formação remota e digital, que representou 78% das horas de formação efetuadas em 2020.

FIDTALKS

Conversas entre o Presidente do Conselho de Administração da Fidelidade e os colaboradores do Grupo Fidelidade, com o intuito de aproximar os colaboradores da administração.

Em 2020, foi adaptada ao formato online e contou com 108 colaboradores em 9 sessões.

WE SEE BEYOND

No âmbito da estratégia de capacitação das lideranças como agentes de transformação da organização, criaram-se as sessões online para reflexão, inspiração e partilha sobre ações e mudanças relevantes positivas em resposta aos desafios que o Grupo enfrenta. Em 2020, tiveram lugar 10 sessões com oradores nacionais e internacionais de referência para discutir os seguintes temas: Future challenges, Leading yourself, Leading people, Leading innovation.

KIT COLABORADOR

Prosseguindo o objetivo de reduzir a utilização de plástico e criar hábitos de clean desk, foi oferecido um kit – composto por uma garrafa, copos de chá e café, uma colher, lápis e post-its – a cada colaborador.

Foram distribuídos 3.200 Kits.

Manter uma cultura Fidelidade no ponto onde circula a energia que permite sermos individual e coletivamente resilientes, continuará a ser nos próximos tempos um fator crucial para o qual as lideranças são chamadas a desempenhar um papel de proximidade, empatia e envolvimento determinantes.