As Nossas Pessoas

MAIS PRÓXIMOS DAS NOSSAS PESSOAS

REFORÇO E CONTINUIDADE

Projetos de envolvimento e desenvolvimento das pessoas e das equipas do Grupo Fidelidade. Num mundo em transformação, a resposta do Grupo Fidelidade às novas tendências tecnológicas, às motivações e estilos de vida começa com os seus colaboradores. O conceito de empresa agile, já consolidado nas nossas equipas, é aplicado um pouco por todo o Grupo, colocando pessoas de diferentes áreas a trabalhar de forma multidisciplinar, potenciando sinergias e criando valor interno. Entendemos que o exercício desta proximidade é verdadeiro se os colaboradores a sentirem em relação ao Grupo ao qual pertencem.

Na política de internacionalização do Grupo, para além das responsabilidades acrescidas no que respeita à gestão e ao desenvolvimento das pessoas, a cultura de proximidade vem ganhando maior exigência pelo esforço de transmitir a forma de estar wecare além-fronteiras.

 

Dando continuidade ao projeto de rejuvenescimento da estrutura, centramo-nos no desenvolvimento das competências dos colaboradores, dando particular atenção à partilha entre gerações, aproximando dois mundos que juntos valem mais que a soma das partes.

Reforçamos e consolidamos programas e medidas que contribuam para o bem-estar e segurança dos colaboradores e que promovam a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Alguns destes projetos incluem temas como a conciliação trabalho-família e o apoio a colaboradores vulneráveis.

AVANÇAMOS NA DIVERSIDADE E NA PARTILHA

O Grupo Fidelidade dedica especial atenção às questões de conciliação geracional e rejuvenescimento, consolidando práticas entretanto desenvolvidas no âmbito do FYOUTURE. Pensar o futuro do Grupo Fidelidade é pensar nas suas Pessoas, no seu papel e crescimento nas respetivas organizações.

As constantes transformações a que todos somos sujeitos no dia-a-dia, colocam questões no que respeita à proteção das pessoas, e no caso do Grupo Fidelidade, na forma como podem apresentar soluções tecnicamente voluídas, mas simultaneamente ágeis para demonstrar a proximidade e o apoio que queremos dar aos nossos clientes e parceiros.

AS NOSSAS PRÁTICAS

APRENDER NO PRESENTE É INVESTIR NO FUTURO

No Grupo Fidelidade a necessidade de rejuvenescimento da organização e a captação de novos talentos vem de mãos dadas com a aposta nos colaboradores mais experientes, conciliando os saberes e a experiência com a aquisição de novas competências e novas formas de trabalhar. O investimento nos colaboradores traduz-se ainda no reforço de projetos que ajudam a melhorar a sua qualidade de vida e a sua capacidade de trabalho.

REJUVENESCIMENTO DA EMPRESA

Desenvolvemos várias iniciativas de aproximação às novas gerações,
com novos formatos de recrutamento e criação de melhores canais de comunicação, para conhecer o que os motiva e a melhor forma de potenciar as suas competências, bem como promover internamente a capacidade de adaptabilidade a novas formas de trabalhar:

  • Crescente aproximação aos estabelecimentos de ensino superior;
  • Presença ativa nas redes sociais, com conteúdos específicos;
  • Reforço do envolvimento com os jovens Embaixadores;
  • Programa de estágios Boomerang;
  • Novos espaços de trabalho;
  • Promoção de trabalho entre equipas multidisciplinares;
  • Ações de formação “Como ser guru das redes sociais” e “Gestão de redes sociais”.

 

A retenção do talento é um desafio que depende em grande parte das equipas e da liderança. O Modelo Integrado de Gestão de Pessoas em vigor estabelece objetivos claros, responsabilidades e competências para cada função, para assegurar:

  • O desenvolvimento pessoal ao longo da carreira;
  • Possibilidades de evolução;
  • A progressão profissional.
NOVAS DINÂMICAS DE TRABALHO

O Grupo Fidelidade testa novos formatos para melhorar o local e o ambiente de trabalho. São testados espaços abertos, amplos e com corners informais, privilegiando a mobilidade de equipamentos e pessoas.

EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES

Experimentamos novas dinâmicas de trabalho e de organização de equipas para promover a partilha de experiência, com benefícios para o conhecimento e a criatividade:

  • Enterprise Agile: no âmbito desta iniciativa do Programa COMPASS, criação do Compass Floor – espaço de trabalho de equipas multidisciplinares co-localizadas, com trabalho dinamizado em metodologias que promovem agilidade, foco no cliente, eficiência operacional e autonomia dessas equipas.
  • Be Insure@Atuários | Actuarthon: desafio lançado aos atuários do Grupo Fidelidade para conhecerem e trabalharem com equipas de outras áreas em torno de temas, como a mobilidade e a longevidade. Assente no modelo de competição académica global Hackathon, promove a partilha de experiências e a diversidade de perspetivas, com vista à criação de valor interno.

APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DOS COLABORADORES E PARTILHA DO CONHECIMENTO

  • Criação de um centro de conhecimento do Grupo Fidelidade: plataforma de crescimento pessoal e profissional, desenvolvida em equipa numa lógica de co-construção.
  • Desenvolvimento de uma Academia para centralizar conteúdos, partilhar conhecimento e fomentar a curiosidade e a aprendizagem individual.
  • Desenvolvimento do talento com base em percursos formativos ajustados às necessidades de cada um.
  • Compromisso com os colaboradores no âmbito do FYOUTURE, que se traduz num plano de desenvolvimento de competências e comportamentos essenciais.
  • Filosofia assente na dinamização da cultura e valores do Grupo Fidelidade.
  • Desenvolvimento de competências com base numa cultura de feedback entre equipa: pares, chefias e outras partes interessadas.
BOOMERANG

Programa de estágio no universo Fidelidade. Durante 9 meses, jovens licenciados acompanham todas as áreas de negócio, em modo de rotação. Pretende-se que possam expandir horizontes, adquirir novas capacidades e receber formação. Após a rotação pelas várias unidades, são incentivados a participar na Transformação do Grupo. Finalizado este período, os jovens podem ficar
no “radar de talentos”, com a possibilidade de ter como próximo passo a integração em desafios específicos.

“Durante 9 meses, jovens licenciados acompanham todas as áreas de negócio até ao contacto com o cliente, em modo de rotação.”

DESENVOLVER PESSOAS FYOUTURE

O desenvolvimento das competências dos colaboradores é um dos pilares do FYOUTURE, o modelo integrado de gestão de pessoas, lançado em 2018. Este modelo baseia-se no compromisso com os colaboradores – o FIDME – que requer a sua responsabilização pelo desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Concretiza-se através de um processo de identificação de necessidades de formação e aquisição de competências e de uma aprendizagem que ocorre em 90% do tempo on-the-job, em ambiente social e experiencial.

WEVOLUTION

Centro de conhecimento e formação para promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e a aquisição de habilidades e competências técnicas e comportamentais. Lançou-se o Programa Valorizar a Experiência, que valoriza o talento dos técnicos mais experientes, incentivando-os a desenvolver novos conceitos e conteúdos de formação, e capacitar novos formadores. Pretende-se garantir que o know-how é partilhado e acessível a todos, desde conteúdos globais e genéricos até à gestão de necessidades personalizadas de aprendizagem.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS NOSSAS PESSOAS

Reforçamos e consolidamos programas e medidas que contribuam para o bem-estar e segurança dos colaboradores e que promovam a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Alguns destes projetos incluem temas como a conciliação trabalho-família, o apoio a colaboradores vulneráveis e ainda a aposta em novos modelos de escritório, que estimulam a criatividade e o bem-estar.

A saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores continuam a ter especial atenção no universo Fidelidade, estabelecendo como prioridade a promoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática do desporto e uma alimentação equilibrada. O programa de Responsabilidade Social do Grupo Fidelidade promove várias iniciativas neste domínio.

PROGRAMA FIDELIDADE COMUNIDADE COLABORADORES
  • Iniciativas de incentivo à prática de exercício físico: B2RUN.
  • Conteúdos regulares no site interno com receitas saudáveis e conselhos de nutrição.
  • Realização de sessões de formação de sensibilização ambiental e sobre sustentabilidade.
  • Promoção de passatempos para colaboradores e famílias, com vista à partilha de informação e boas práticas de cidadania.
  • Realização de 2 feiras, pelo Natal e Páscoa, em edifícios do Grupo.
  • Propostas culturais e sugestões de roteiros para conhecer o país.
  • Destaques regulares sobre temas de interesse para os colaboradores, com artigos de especialistas, nomeadamente em educação parental, literacia financeira e nutrição.
  • Realização de Conferências.
NOS – APOIO SOCIAL
  • Centrado nas pessoas e para as pessoas, este programa tem como missão o apoio personalizado a colaboradores e familiares que se encontrem em situações de manifesta carência ou necessidade.
  • Apoio individualizado em coaching financeiro, reforçando a parceria já estabelecida com a associação de defesa do consumidor DECO.
  • Questionário sobre o Cuidador Informal Fidelidade, para identificar situações existentes e encontrar as melhores soluções. O Grupo Fidelidade está consciente de que muitos dos pedidos se prendem com a dificuldade em cuidar de familiares ou amigos com dependência ou deficiência.