Impacto
Promover a capacitação de cuidadores informais
BI
A Associação Cuidadores surgiu no Porto a partir da experiência pessoal dos seus fundadores. Tem como áreas de intervenção a informação e o aconselhamento de cuidadores informais, a criação de grupos de apoio para cuidadores e ex-cuidadores informais, a capacitação, sensibilização, pausas breves e ainda a prestação de serviço de saúde e bem-estar para os cuidadores. O seu modelo é inspirado no modelo britânico do parceiro Carers Trust, no Reino Unido, que tem como objetivo promover a inclusão social dos cuidadores informais aliviando a sobrecarga e capacitando-os em várias áreas relacionadas com o cuidar.
Diagnóstico e solução
A entidade identificou que existem apoios insuficientes e falta de coordenação ao nível dos cuidadores informais, que considera serem peças fundamentais na rede de cuidados continuados. Entre 2001 e 2011, no Porto, houve um acréscimo de 48.000 residentes idosos e verificou-se um aumento em 6% do índice de dependência total. Este aumento tem provocado uma degradação na saúde física e mental dos cuidadores, bem como dificuldades na conciliação do trabalho com as tarefas de cuidar, na saúde financeira e nos processos de socialização e equilíbrio de relações interpessoais.
O programa criado pela Cuidadores está atualmente em curso em três Centros de Apoio ao Cuidador no Porto e em Matosinhos, e com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível incrementar a intervenção, através do atendimento a mais cuidadores, presencial ou utilizando a Linha Gratuita de Apoio ao Cuidador, realizar ações de sensibilização e capacitação ao domicílio, providenciar pausas breves para os cuidadores através de uma rede de voluntários treinados e acompanhados, e prestar cuidados de saúde e bem-estar através de parcerias especializadas.
A Cuidadores espera alcançar e apoiar mais 235 cuidadores informais com este projeto.