Associação Vencer Autismo

 

Impacto

Reduzir o estigma e aumentar a qualidade de vida das crianças e jovens com PEA e dos seus cuidadores

BI

A Vencer Autismo iniciou a sua atividade em 2010 com o objetivo de ajudar as famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), em Portugal, no Brasil e na Europa. Disponibiliza mais de 500 técnicas, estratégias e recursos gratuitos na sua página web, trouxe formações e congressos do estrangeiro até Portugal, realizou terapias no Porto e hoje leva a cabo palestras e workshops para mais de 15.000 pessoas por ano, por todo o país. A missão da Vencer Autismo é reduzir o estigma negativo do autismo até ser compreendido e aceite por todos.

Diagnóstico e solução

A Vencer Autismo acredita que é preciso apostar na aquisição de competências por parte daqueles que cuidam de pessoas com PEA para reduzir o impacto de consequências transversais como o isolamento social, as depressões e o desemprego, tanto nas pessoas com autismo como nos seus pais, familiares, professores, etc.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir à Vencer Autismo sensibilizar e capacitar os cuidadores e a comunidade em geral em seis municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado para a gestão diária e desenvolvimento de pessoas com PEA, com vista à sua melhor integração social, disponibilizando apoio para a realização de palestras gratuitas, workshops e sessões de mentoria com os seus cuidadores.

A Vencer Autismo espera com este trabalho conseguir aumentar a qualidade de vida das crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo e dos seus cuidadores, reduzir a idade média de diagnóstico e contribuir para o desenvolvimento positivo destas crianças e jovens.

Em seis meses de projeto, a Vencer Autismo ambiciona sensibilizar e capacitar cerca de 1600 pais, educadores, cuidadores e toda a pessoa que estiver em contacto (hoje ou no futuro) com uma pessoa com autismo.