CEERIA – Centro de Educação Especial e Reabilitação e Integração de Alcobaça

REALIZAR SESSÕES DE PRÁTICA PSICOMOTORA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS


VALOR ATRIBUÍDO
5.006,98€

B.I.
O CEERIA nasceu com o intuito de dar resposta no âmbito da Educação Especial, acolhendo crianças e jovens com necessidades especiais de
educação que não poderiam ser supridas no ensino regular. Atualmente presta serviços especializados nos domínios da Reabilitação, do Apoio Social e da (Re) Integração Socioprofissional a pessoas com deficiência ou incapacidade, em contextos Inclusivos, e tem respostas que vão desde a intervenção precoce na infância, passando pela educação especial, reabilitação profissional e apoio residencial.

O desafio
Em Portugal mais de 15% da população apresenta uma deficiência ou incapacidade, e com o envelhecimento demográfico a tendência é que o número seja significativamente superior. Com as suas limitações, quer congénitas quer adquiridas, estas pessoas necessitam de uma maior estimulação para manter o seu nível de funcionalidade, caso contrário existe uma degeneração acentuada das capacidades, aumento dos níveis de dependência, tendência para o isolamento social e baixos níveis de qualidade de vida.

A solução
Realização de sessões de prática psicomotora como veículo de promoção da qualidade de vida e da inclusão de pessoas com deficiência, pessoas idosas institucionalizadas e pessoas da comunidade. Estas sessões assentam num espírito de partilha, entreajuda e comunhão, em que as diferenças são ultrapassadas pela adequação de cada tarefa às características individuais dos participantes, e pelo auxílio constante entre todos os elementos do grupo.

Como o Prémio Fidelidade vai contribuir
O prémio vai permitir adquirir materiais para a realização de sessões de prática psicomotora para pessoas com deficiência, pessoas idosas institucionalizadas e pessoas da comunidade numa zona rural do concelho de Alcobaça onde a dispersão geográfica realça a importância da entreajuda dos habitantes da comunidade, da fortificação da rede social de suporte e da dificuldade de acesso a atividades de melhoria da qualidade de vida.

Resultados e impactos esperados com o apoio
– Melhoria da qualidade de vida dos participantes através da implementação de sessões de atividades de estimulação motora, social e cognitiva gratuitas numa zona rural sem oferta.
– Aumento da rede comunitária de suporte (entreajuda dos habitantes da comunidade com todos os seus elementos, nomeadamente, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados).
– Inclusão de populações segregadas em contextos normalizados.
– Possibilidade de reprodução do projeto noutras comunidades.