Covid-19

CUIDAR DA SAÚDE EM TEMPO DE PANDEMIA
O Grupo Fidelidade, através da Multicare e da rede Luz Saúde, integrou o Acelerador de Acesso a Ferramentas COVID-19, uma coligação global de grandes instituições que reúne esforços da OMS, da UNITAID, os países do G20, o Global Fund, a Fundação Bill & Melinda Gates, a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations e o Gavi – the vaccine aliance, que visa reunir os esforços de governos, empresários, fundações e cidadãos da União Europeia para recolher 7,5 mil milhões de euros, com vista a acelerar o desenvolvimento,a produção e o acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e tratamentos COVID-19. e, que visa reunir os esforços de governos, empresários, fundações e cidadãos da União Europeia para recolher 7,5 mil milhões de euros, com vista a acelerar o desenvolvimento,a produção e o acesso equitativo a vacinas, diagnósticos e tratamentos COVID-19.

PRÁTICAS E INDICADORES

TRATAMENTO DA COVID-19

A saúde foi provavelmente a área de negócio do Grupo com maior intervenção na resposta à COVID-19.

Apesar das pandemias serem uma exclusão dos seguros de saúde, a Multicare ativou um conjunto de medidas importantes, não só para o diagnóstico e tratamento atempado da COVID-19, como também para a mitigação de risco de contágio. Com estas medidas, a Multicare quis, não só garantir a proteção efetiva dos seus clientes, como também estar ao lado da sociedade no combate a este flagelo mundial.

ACORDO COM A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HOSPITALIZAÇÃO PRIVADA

A Multicare estabeleceu um acordo com a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, no âmbito do qual assumiu o financiamento dos custos de internamento para tratamento da COVID-19 incorridos nos hospitais aderentes. São elegíveis os clientes com cobertura de Internamento Hospitalar não referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com esta medida, a Multicare procurou assegurar a proteção da saúde dos seus clientes e apoiar o SNS aliviando a sobrecarga associada à COVID-19.

DIAGNÓSTICO DA COVID-19

AVALIADOR DE SINTOMAS

Para apoiar os clientes a despistar potenciais infeções por COVID-19, a Multicare desenvolveu um avaliador de sintomas com o líder mundial em cuidados de saúde virtuais e seu parceiro estratégico na telemedicina: Teladoc Health.
Esta ferramenta baseada em Inteligência Artificial permite, através de um questionário, identificar possíveis patologias associadas a sintomas de saúde, incluindo a infeção por COVID-19. O questionário termina com uma recomendação sobre os passos seguintes. Nos casos suspeitos de COVID-19, o Avaliador de Sintomas faz o encaminhamento para o SNS.

2,3 milhões de clientes Fidelidade tiveram, desde o início da primeira vaga pandémica, acesso ao Avaliador de Sintomas.

Em 2021, foi feita a disponibilização do Avaliador de Sintomas a todos os Portugueses.

DISPONIBILIZAÇÃO DA LINHA  24/7 PARA DISPISTE DA COVID-19

A Multicare disponibilizou a linha 24/7 da Medicina Online para despiste da COVID-19 e prescrição de testes de diagnóstico em caso de suspeita fundada de infeção, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde.

A linha 24/7 da Medicina Online foi igualmente disponibilizada para o esclarecimento de dúvidas relativas ao SARS-CoV-2 (sintomas, fatores de risco, prevenção, entre outros).

Com estas medidas, a Multicare contribuiu para descongestionar a Linha Saúde 24, que se encontrava sem capacidade para responder a todas as solicitações dos Portugueses.

TESTES COVID-19: REDES E ISENÇÃO DE COPAGAMENTOS

Para promover a mitigação do contágio e o tratamento atempado da COVID-19, a Multicare criou uma rede de prestadores de testes de diagnóstico, com capilaridade nacional e incluindo os principais laboratórios de análises clínicas.

Para mais, a Multicare comunicou amplamente a comparticipação dos testes PCR dos clientes com cobertura de Ambulatório, isentando-os do copagamento a seu cargo. Os restantes clientes Multicare beneficiam do preço convencionado entre a Multicare e o Prestador.

UCMA’S COM SERVIÇO PERMANENTE DURANTE A PANDEMIA

No apoio aos sinistrados, o Grupo manteve as 3 Unidades de Cuidados Médicos Acidentes (UCMA´S) ininterruptamente abertas durante toda a pandemia, garantindo uma resposta adequada aos acidentados e clientes, não só em situações de urgência, mas também de acompanhamento da evolução clínica. Adicionalmente, implementou um serviço de videoconsultas, sempre que possível e clinicamente autorizado, como iniciativa para garantir a qualidade do serviço e a proximidade com as pessoas.

PARCERIAS

A Safemode, no âmbito dos serviços de segurança e saúde no trabalho, esteve sempre ao lado dos seus clientes durante a pandemia, no apoio à elaboração dos planos de contingência e à implementação das medidas de mitigação do risco, na disponibilização de informação sobre melhores práticas para prevenir e lidar com os novos riscos e no acompanhamento dos trabalhadores pela medicina do trabalho,
para assegurar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

FIDELIDADE CAR SERVICE MANTEVE FUNCIONAMENTO

Desde que a 1.ª resolução do Conselho de Ministros considerou como necessária a manutenção em funcionamento das atividades relacionadas com a reparação automóvel, a Fidelidade Car Service assegurou as suas operações, com a exigência de proteção das nossas pessoas, das suas famílias, dos nossos clientes e dos nossos parceiros, tendo adotado um conjunto de medidas relevantes e amplamente valorizadas por todos os stakeholders.

PROTEÇÃO NAS VIATURAS DE CORTESIA

Para garantir a segurança e a proteção de todos, a Fidelidade Car Service adotou um sistema de desinfeção por recurso à tecnologia de nebulização por ozono, a qual, para além de segura e eficaz na desinfeção, é ainda ambiental e ecologicamente sustentável. Estas e outras medidas permitiram obter o selo de segurança ACAP, que atesta a eficácia das medidas adotadas no combate à COVID-19.

Compensações e moratórias aos clientes Para atenuar o peso financeiro que a pandemia teve em alguns clientes, muitas vezes por perda de rendimentos ou salário, a Fidelidade reviu algumas condições dos seus seguros:

• Desenvolveram-se mecanismos de identificação e avaliação de situações de infra-seguro junto dos clientes e das estruturas comerciais, para reavaliar os contratos e atualizar o respetivo capital seguro;

• Ativaram-se os planos de resgaste de planos de poupança sem penalização.

SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCESSOS

A pensar na comodidade e na segurança dos clientes, particularmente neste novo contexto em que as deslocações tiveram de ser reduzidas ao essencial, lançámos em 2020 uma aplicação online para vistoria automóvel. A App Vistorias OK! consiste numa ferramenta digital, desenvolvida com recurso a algoritmos de inteligência artificial, que permite aos clientes realizar a vistoria à sua própria viatura, através dos seus smartphones e sem terem de se deslocar a uma oficina.

No ano de lançamento, a conveniência deste serviço ficou comprovada pela adesão de 73% dos clientes que necessitavam de realizar vistoria.

BÓNUS AUTOMÓVEL

Como consequência do primeiro estado de emergência em Portugal e das respetivas medidas de confinamento impostas à população, a diminuição da circulação rodoviária traduziu-se numa redução da sinistralidade de 65%. Para que os clientes do Grupo Fidelidade pudessem beneficiar deste aspeto positivo, foi atribuído a particulares e pequenas empresas um valor global de mais de 20 M€ em redução de prémios de seguro automóvel para o primeiro ano. Com o Bónus Automóvel também quisemos contribuir para atenuar as consequências financeiras negativas que muitas pessoas enfrentam no contexto pandémico.

PROTEÇÃO CYBER

Para aumentar a segurança do cliente e do agregado familiar quando navegam na internet foi lançado o seguro Cyber Famílias — produto inovador e único no mercado português, que garante apoio jurídico em caso de ataque cibernético.

Para as PME acrescentámos uma proteção relevante no contexto de pandemia: alargámos o âmbito do seu seguro Fidelidade Cyber Safety aos computadores pessoais dos seus colaboradores em regime de trabalho remoto.

ALARGAMENTO DE COBERTURAS EM VIDA

Os seguros de Vida do Grupo Fidelidade cobrem os casos de morte em contexto de epidemias e pandemias, com exceção dos produtos de Funeral e Proteção Vital Família. No entanto, para oferecer mais proteção às pessoas no contexto excecional da atual pandemia, a exclusão nestes produtos não foi considerada.

Apesar dos seguros de Vida Risco não estarem abrangidos pela moratória estabelecida (Decreto- Lei nº 10-J/2020, de 26 de março) e de o Grupo ver o seu risco agravado no âmbito do atual contexto da pandemia da COVID-19, decidiu suspendera anulação automática dos seguros de Vida associados a crédito à habitação e alargar o período de carência para 6 meses.

SERVIÇO JOCKEY

Para assegurar os serviços de reparação ao abrigo do cumprimento do recolher obrigatório e a segurança dos nossos clientes, lançámos um serviço novo e diferenciado — o Jockey — serviço exclusivo, gratuito e complementar ao pack de mobilidade, permitindo:

• Recolha do veículo a reparar;

• Entrega de uma viatura de cortesia, durante o período da reparação;

• Devolução da viatura reparada em casa do Cliente.