Cultura de Compliance
A Direção de Compliance tem como missão contribuir para que os órgãos de gestão, a estrutura diretiva e os colaboradores, cumpram a legislação, as regras, os códigos e os normativos em vigor, externos e internos, de forma a evitar prejuízos para a imagem das empresas e a sua reputação no mercado, bem como de ordem financeira (risco de compliance).
O Grupo Fidelidade adota uma estratégia de compliance e de prevenção de branqueamento de capitais ao nível das melhores práticas internacionais, constituindo-se como uma referência no mercado segurador nacional.
Esta estratégia é fundamentalmente suportada em 4 pilares:
- Uma cultura de Compliance globalmente assumida;
- Uma Direção de Compliance;
- Uma estrutura eficaz de processos de controlo de Compliance e prevenção de branqueamento de capitais;
- Um conjunto de sistemas informáticos de suporte exclusivo à atividade de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
A Direção de Compliance – unidade orgânica que serve o Grupo Fidelidade de uma forma transversal – é constituída por dois Gabinetes: o Gabinete de Compliance e o Gabinete de Prevenção de Branqueamento de Capitais.