Inclusão Social

A nossa verdadeira missão é estar ao lado de quem precisa quando realmente é necessário. É esse o nosso compromisso com as pessoas, com as famílias e com a sociedade. Estão, por isso, definidas as áreas prioritárias que, pela natureza da atividade seguradora, mobilizam grande parte das nossas iniciativas: acompanhamento e reintegração de pessoas que sofreram acidentes graves; incapacidade permanente; empregabilidade de pessoas com deficiência; envelhecimento ativo.

Faz parte da missão do Grupo Fidelidade contribuir para que as pessoas em situações de vulnerabilidade, geradas por incapacidade, possam viver com qualidade.

REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DOS ACIDENTADOS DE ACIDENTES DE TRABALHO E ACIDENTES PESSOAIS – WECARE

Desde 2015, o programa Wecare, cujo objetivo é apoiar a reabilitação física e a reintegração social, profissional e familiar de quem sofre um acidente com consequências físicas graves, realizou 2.487 intervenções, 497 delas no ano de 2020.

Em 2020, acrescentámos o Projeto Mentoring Acidentes de Trabalho, uma nova ferramenta de apoio na reabilitação psicossocial dos sinistrados, no âmbito do programa Wecare.

A partir da análise da carteira de pensionista – com idades até aos 40 anos e avaliação do dano pessoal até aos 40% – realizámos uma avaliação da situação profissional e social e, simultaneamente, um trabalho de pesquisa de instituições, parceiros e recursos para reforçar a resposta no âmbito da reabilitação profissional e do desporto adaptado.

No âmbito deste projeto, destacamos a realização da Web Conferência “I Encontro de Psicólogos”, que teve como objetivo criar uma dinâmica de

proximidade, partilha de experiências e alinhamento de procedimentos entre a equipa Wecare e a Rede de Psicólogos.

PROJETO IPATH

Em 2020, com o intuito de acompanhar pessoas com incapacidade de 100% para a execução do trabalho habitual, mas com capacidade residual para o exercício de outra atividade laboral compatível (IPATH), o Grupo numa iniciativa interdepartamental, criou sinergias com a GEP para melhor análise e identificação dos fatores; desenvolveu parcerias com instituições vocacionadas para a reintegração profissional, com vista à identificação das situações e procedimentos para um eficiente prosseguimento; definiu uma estratégia para a modificação do conceito de IPATH e reforçou os mecanismos de contacto e apoio com os tomadores de seguro/clientes para reintegração dos sinistrados/trabalhadores.

OK! GESTUAL: SABER OUVIR QUEM NÃO OUVE

O OK! Gestual é um serviço gratuito de atendimento em língua gestual portuguesa que foi desenvolvido pela OK! teleseguros, com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, e visa melhorar a qualidade de vida da população surda. Em Portugal não existia, até agora, a possibilidade de comunicação direta no contexto da prestação de serviços de seguros. Com este produto, caso seja necessária assistência ou para comunicar um sinistro, o cliente pode aceder a qualquer hora do dia à App de Clientes OK! teleseguros. Adicionalmente, o serviço está disponível através de videochamada ou chat no endereço okteleseguros.pt.

Esta iniciativa recebeu uma menção honrosa na edição de 2017 dos prémios da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e desencadeou uma série de outras iniciativas destinadas a sensibilizar a sociedade para o tema da inclusão.