Impacto
Melhorar a qualidade dos serviços em cuidados paliativos no domicílio
BI
A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé é uma IPSS com 20 anos de existência. Nasceu dentro do Centro de Saúde de Alfândega da Fé com o objetivo de colaborar na humanização dos cuidados e no bem-estar dos doentes. Entretanto foi crescendo e passou a prestar apoio social a famílias e pessoas mais vulneráveis do concelho; entre as suas respostas sociais estão hoje uma unidade móvel de saúde, uma loja social, um banco de ajudas técnicas, um banco de manuais escolares e a prestação de serviços de enfermagem, fisioterapia e osteopatia.
Diagnóstico e solução
O concelho de Alfândega da Fé é composto por 20 freguesias dispersas e de acessibilidades muito reduzidas, decorrente de uma rede deficitária de transportes públicos. A maioria da população é constituída por idosos com baixos recursos financeiros e com um índice elevado de doenças crónicas. Os doentes com necessidade de cuidados paliativos ocupam camas hospitalares em serviços sem especialização na gestão do sofrimento do doente e da família. Existe apenas um internamento especializado com 14 camas, que é insuficiente para as necessidades. Foi por esta razão que em 2015, a Liga dos Amigos criou uma Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos, uma equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos que presta cuidados a doentes e cuidadores 24 horas/dia.
O projeto está hoje a funcionar apenas com uma médica e uma enfermeira e com o apoio do Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível contratar mais profissionais de saúde. Entre estes profissionais está um psicólogo para reforçar o apoio psicológico aos doentes e aos seus cuidadores, a quem esta Unidade disponibiliza também formação. Com este reforço da equipa, a Liga dos Amigos vai poder prestar cuidados de saúde a 40 doentes paliativos e fazer formação aos seus cuidadores.