Médicos do Mundo

 

Impacto

Contribuir para a promoção do  envelhecimento ativo de idosos  em situação de isolamento  ou vulnerabilidade social

BI

Fundada em 1990, a Associação Médicos do Mundo tem um largo trajeto  na intervenção com a população sénior a nível nacional, onde tem  desenvolvido várias linhas de operação de acordo com as necessidades  dos territórios. No âmbito da sua ação realiza rastreios de saúde, visitas  domiciliárias, treinos de atividades de vida diárias e disponibiliza ajudas  técnicas. A Médicos do Mundo procura também trabalhar sempre  em complementaridade com o SNS, fazendo encaminhamentos para  os serviços de saúde locais.

Diagnóstico e solução

Segundo o Diagnóstico Social da cidade do Porto, os seniores estão entre  os grupos mais vulneráveis em termos de acesso a condições de  habitação condigna, saúde, segurança e cuidados sociais. A experiência  da Associação reforça que a existência da doença crónica associada  à ausência de apoio familiar, insuficiência económica, redes de  solidariedade enfraquecidas e escassez de respostas sociais, promovem  o isolamento do idoso, impedindo-o de exercer o seu direito de cidadania.

A Médicos do Mundo conta com o apoio do Prémio Fidelidade  Comunidade para reforçar o trabalho das equipas de proximidade  que acompanham estes idosos no domicílio e os ajudam a ultrapassar  barreiras dentro de casa, fazendo pequenas reparações e adaptando  materiais para facilitar as atividades de vida diárias.

Além dos custos com os RH que compõem as equipas de proximidade,  o Prémio Fidelidade Comunidade permitirá comprar equipamentos para  o banco de bens que serão emprestados, permitindo-lhes uma maior  autonomia e mobilidade. As equipas que vão ao domicílio são também  constituídas por profissionais que fazem ações de educação para a saúde  e acompanham os idosos a consultas no SNS. O objetivo é a melhoria  da autonomia de 60% dos seniores nas atividades de vida diária e a sua  fidelização ao SNS. Com este apoio, a Médicos do Mundo espera chegar  a 50 pessoas idosas em situação de isolamento e vulnerabilidade social.