Negócio Responsável

Matriz de Materialidade

A construção da matriz de materialidade permitiu ao Grupo Fidelidade orientar a relevância dos temas abordados no exercício de reporting e posicionar-se em termos de desafios futuros.

Revisitar os temas implicou uma análise de uma dupla perspetiva: a sua relevância para a sociedade (fatores externos) e a sua importância para o negócio (fatores internos). A partir dos temas identificados externamente (enquadramento setorial, benchmarking e consulta às partes interessadas), foi atribuída a importância para o negócio.

Esta reflexão orientou o Grupo na definição de uma visão e compromissos para os temas identificados como «materiais».

Compromisso com a Agenda 2030

Conscientes do impacto da nossa atividade como Grupo segurador, refletimos sobre os nossos contributos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e adotámos uma posição clara para a promoção da Agenda 2030 – a estratégia global para o Desenvolvimento Sustentável.

Para o Grupo Fidelidade, as nossas prioridades de transparência, longevidade, investimento responsável, investimento na comunidade, novos modelos de negócio, prevenção, desenvolvimento profissional e pessoal e alterações climáticas refletem o nosso compromisso para com esse desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo que reforçam a nossa motivação para mitigar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos resultantes da nossa atividade, procurando criar valor para as comunidades onde estamos inseridos.

O nosso contributo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

A Fidelidade tem orgulho em pautar a sua atuação no mercado pela responsabilidade, o desenvolvimento sustentável e a excelência. Para atingir o ODS 3, o Grupo tem apostado na inovação, quer tecnológica quer de produtos e serviços.

Foi disponibilizado o acesso remoto a cuidados de saúde primários (Medicina Online), para um maior acesso a cuidados de saúde de qualidade. Em paralelo, tem sido feito um trabalho contínuo de atualização da Rede Multicare, garantindo a cobertura nacional e a elevada qualidade dos prestadores.
Para promover o bem-estar de todos os clientes com seguro de saúde, foi reduzido o período de carência da cobertura de Medicina Preventiva. Adicionalmente, foram lançados, no âmbito da Medicina Online, serviços de promoção de uma vida saudável (como o Teste de Hábitos Saudáveis, a Orientação Nutricional e o Programa Põe-te em Forma).

Com o lançamento da oferta 60+, a Fidelidade procurou colmatar a falta de respostas de proteção na saúde para o segmento sénior.

Para o Grupo Fidelidade a aposta na internacionalização é uma prioridade estratégica de diversificação e de criação de sinergias e transferência de inovação entre empresas e, sobretudo, entre mercados. Mas, trata-se igualmente de um compromisso com o desenvolvimento dos mercados onde o Grupo decide operar, seja no desenvolvimento das pessoas, na criação de infraestruturas ou na disponibilização de serviços e soluções à população.

A aposta do Grupo no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores é um dos eixos estratégicos para preparar as equipas para o trabalho no futuro, a par com a promoção do equilíbrio entre tempo de trabalho-vida pessoal e da qualidade de vida. A reflexão para o desenvolvimento de uma política de integração de pessoas com deficiência, a criação de uma cultura de feedback e a aposta no rejuvenescimento das equipas, são apenas algumas das iniciativas que retratam o compromisso do Grupo com as suas Pessoas.

O trabalho do Grupo na inovação dos produtos e serviços, na digitalização e na promoção da melhoria da qualidade dos serviços acompanha as tendências do desenvolvimento da tecnologia e capitaliza o seu potencial de transformação positiva de alguns dos principais desafios societais. Esta aposta na inovação e no uso da tecnologia, alicerçada no espírito wecare, materializam o nosso contributo para o ODS11.

Reduzir as desigualdades é um compromisso que faz parte do envolvimento com a comunidade do Grupo Fidelidade e está na génese de algumas das principais iniciativas do seu Programa de Responsabilidade Social. Em particular, o Prémio Fidelidade Comunidade, visa fortalecer o setor social, contribuindo para a mitigação das desigualdades na área da saúde e do envelhecimento e em relação a pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

A aposta na prevenção está na génese do compromisso do Grupo Fidelidade com a sociedade. O Grupo tem trabalhado sobre o problema das alterações climáticas, quer na avaliação criteriosa do risco dos clientes, para poder propor coberturas mais adequadas, quer na gestão dos processos relacionados com os eventos climáticos em Portugal, como em 2018 durante a tempestade Leslie. Estão também a ser desenvolvidos produtos e serviços que contribuam para minimizar impactos ambientais e estão a ser desenvolvidos modelos preditivos para melhorar a gestão de risco.