Novo bloco cirúrgico do Hospital PANZI, (DR. MUKWEGE FOUNDATION) no Congo

 

Numa ação conjunta com a Fundação Ageas, a Fidelidade contribuiu para a concretização de um novo bloco cirúrgico do Hospital PANZI, no Congo, numa demonstração clara que empresas concorrentes se podem juntar para alcançar objetivos maiores.

Nobel da Paz em 2018, Denis Mukwege é um médico ginecologista congolês, reconhecido pela ação humanitária na República Democrática do Congo, onde desenvolve um trabalho extraordinário tratando e recuperando mulheres vítimas de violência sexual como arma de guerra naquela região. A 27 de maio de 2019 Denis Mukwege foi galardoado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa.

A Fundação que criou, Dr Mukwege Foundation dedica-se essencialmente a apoiar vítimas de violência sexual que, no leste da Republica Democrática do Congo, são as primeiras mártires da guerra civil, onde a violação e a violência são uma forma de genocídio a anteriori.

Estas mulheres precisam de cuidados específicos que abranjam todas as consequências dessa violência, nomeadamente: tratamentos médicos e cirúrgicos, apoio psicológico, apoio jurídico e apoio socioeconómico e, neste contexto, os hospitais da Fundação criaram um modelo holístico pluridisciplinar em que cada mulher tem uma assistente social que a acompanha e coordena todas as áreas, num único lugar e garantido por uma só instituição, seguindo assim todas as recomendações das Nações Unidas.

Com este modelo trataram já várias dezenas de milhar de mulheres e estão na primeira linha na defesa da sua saúde e dos seus direitos.

A Fidelidade apoia esta entidade desde 2017.

Para que a vida não pare.