O objetivo geral do Programa de Voluntariado é promover uma cultura empresarial participativa, com vista a contribuir para o desenvolvimento social e económico da comunidade em que o Grupo Fidelidade está inserido e para a promoção da coesão e entreajuda interna.
O Programa de Voluntariado do Grupo Fidelidade, pretende incentivar o espírito solidário, promovendo o envolvimento das Pessoas do Grupo num projeto comum com a comunidade.
Integra um conjunto de opções que procuram valorizar aspectos específicos da organização e de cada um:
- Voluntariado de competências – envolvendo as pessoas do Grupo em acções de voluntariado que lhes permitam aplicar pro bono as suas competências profissionais;
- Voluntariado de talentos – envolvendo as nossas pessoas em acções de voluntariado onde possam aplicar e tirar partido dos seus talentos pessoais.
E de acordo com as necessidades sociais a que pretendemos responder e que queremos colmatar, poderemos ter:
- Acções pontuais – resposta a um problema concreto solúvel num curto espaço de tempo;
- Acções de Continuidade – em que assumimos um compromisso mais duradouro e prolongado no tempo.
No desenvolvimento das atividades de voluntariado, privilegiaremos as propostas apresentadas pelas entidades vencedoras do Prémio Fidelidade Comunidade ainda que estejamos sempre disponíveis para ajudar qualquer instituição no âmbito dos nossos dois grandes eixos de actuação:
- a Inclusão social, que compreende empregabilidade de pessoas vulneráveis, com deficiência ou incapacidade permanente;
- a Prevenção na saúde que compreende a promoção de estilos de vida saudável e o envelhecimento ativo.
Neste cenário, as empresas do Grupo Fidelidade assumem três compromissos fundamentais junto da sua comunidade:
- o alinhamento com a atividade económica;
- o aproveitamento das competências dos seus colaboradores;
- a resposta às necessidades sociais.
As empresas do Grupo Fidelidade disponibilizam até 8 (oito) horas por semestre para cada voluntário participar nas ações de voluntariado empresarial.
Através de programas de Voluntariado, as empresas criam valor para si e para as suas Pessoas, uma vez que o envolvimento traz novos desafios que proporcionam crescimento pessoal e profissional e promovem uma cultura de Responsabilidade Social e de Cidadania Empresarial.
Como refere o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial:
“No âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, a vertente do voluntariado assume uma importância crescente, quer enquanto estratégia de afirmação da empresa, quer como prática. Efetivamente, o voluntariado empresarial permite fomentar a coesão entre as dimensões interna e externa da RSC, envolvendo os colaboradores na efetivação da solidariedade e transmitindo à comunidade envolvente a imagem de que esta iniciativa não é apenas uma operação de marketing, mas constitui uma atitude global da organização.
A implementação de um programa de voluntariado numa estrutura empresarial constitui um sinal de maturidade social, sendo imprescindível a existência de um clima interno de harmonia, onde impere a convergência de prioridades e um forte sentimento de pertença à empresa. No quadro do Voluntariado Corporativo a participação de cada colaborador, apesar de constituir uma adesão espontânea e individual, acontece no contexto de uma iniciativa coletiva, promovida pela entidade empregadora e que visa, essencialmente, divulgar a ideia de que aquela estrutura contribui para o desenvolvimento sustentável.
Ao participar num projeto continuado ou numa iniciativa pontual de Voluntariado Corporativo, o colaborador reconhece a mais-valia social e solidária da empresa a que pertence e associa-se a essa preocupação, identificando-se com os valores e objetivos prosseguidos.”
No quadro da estratégia de Responsabilidade Social do Grupo Fidelidade, o Programa de Voluntariado do Grupo Fidelidade pretende, assim, responder às problemáticas da sociedade.