Impacto
Promover a qualidade de vida, combater o isolamento da população idosa e potenciar a capacitação de cuidadores
BI
Fundada em 1934, a SCMMC tem várias respostas sociais no concelho, entre as quais o Hospital Santa Isabel. Ainda na área da saúde, a SCMMC presta cuidados ao nível de internamento hospitalar e cuidados continuados, tem projetos focados na saúde infantil e outros para apoio à terceira idade.
Diagnóstico e solução
O concelho de Marco de Canaveses é caracterizado, segundo a experiência da SCMMC, por uma população idosa em situação de precariedade económica, condições de habitabilidade deficitárias, isolamento e muitas vezes falta de enquadramento familiar que a apoie em caso de doença. Há ainda situações de falta de conhecimento sobre os serviços e apoios sociais existentes e dificuldade na gestão da doença crónica e toma da medicação, frequentemente por falta de capacitação dos próprios cuidadores. Foi por isso que, em 2015, a SCMMC criou o Serviço Móvel de Saúde para apoiar idosos em situação de isolamento e capacitar os seus cuidadores. Até ao momento já foram apoiados mais de 150 idosos e 20 cuidadores.
O apoio dado pelo Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir à SCMMC financiar a equipa de profissionais que se desloca ao domicílio dos idosos, comprar uma viatura, equipamentos médicos e tecnologias de apoio para dar continuidade ao projeto, e potenciar a capacitação dos cuidadores em áreas técnicas e não técnicas que eles identifiquem como necessidades. Este impacto vai traduzir-se na melhoria geral da qualidade dos apoios prestados aos idosos e na redução da sobrecarga dos cuidadores.