Saúde

A saúde está no ADN da Fidelidade, tendo o Grupo assumido um compromisso com a prevenção, a verdadeira proteção na doença e a sustentabilidade do setor.

A prevenção ativa é central na atuação do Grupo Fidelidade em matéria de saúde. Uma sociedade prevenida é uma sociedade mais saudável e mais sustentável. Os custos associados à prevenção são genericamente inferiores aos custos associados ao tratamento da doença. O investimento na mudança de paradigma de vida das pessoas, melhorando substancialmente a qualidade das suas vidas futuras está no centro das nossas prioridades e preocupações.

As pessoas percecionam o seguro de saúde como uma mais-valia significativa na sua qualidade de vida, pelo que estão dispostas a manter este benefício em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde.

Presentemente, o setor da saúde enfrenta desafios importantes, incluindo os custos crescentes com cuidados de saúde, o envelhecimentoda população e a maior incidência da doença oncológica. Em paralelo, regista-se um maior envolvimento das pessoas na gestão da sua saúde,uma alteração nos estilos de vida no sentido da adoção de hábitos saudáveis e uma preferência por experiências digitais, simples e convenientes.

Neste contexto e em resposta a estes desafios,a Fidelidade tem apostado no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e na promoção da prevenção.

APOSTA NA PREVENÇÃO

CHECK- UPS GRATUITOS

Investir nos Meios de diagnóstico: Aumento do número de check-ups regulares e gratuitos, que contribuem para o diagnóstico precoce de doenças, permitindo uma melhor gestão da mesma, tratando sintomas e retardando os efeitos nocivos. Sensibilização

ACELERAÇÃO DA INOVAÇÃO NA MEDICINA ONLINE

A Multicare foi pioneira na telemedicina, com o lançamento da Medicina Online em 2016. Desde então, a Multicare tem vindo a reforçar a proposta de valor da Medicina Online. No contexto de pandemia, a Multicare acelerou alguns lançamentos:

  • Médico Assistente Online, um especialista em Medicina Geral e Familiar para acompanhamento clínico dos clientes e das suas famílias ao longo da sua vida (conceito de Médico de Família);
  • Novas especialidades: Ginecologia/Obstetrícia e Imunoalergologia;
  • Consulta de Psicologia, dado o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas em virtude nomeadamente do isolamento social, do teletrabalho obrigatório e do fecho de escolas.
MEDICINA ONLINE: A SAÚDE EM TEMPO REAL

A Multicare foi a primeira seguradora em Portugal a lançar uma plataforma tecnológica de telemedicina, que disponibilizou o acesso a um médico de medicina geral e familiar 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Através da linha telefónica da Medicina Online, é possível obter aconselhamento clínico, a qualquer hora e de qualquer lugar (Portugal e Estrangeiro).

Através da app da Medicina Online, é possível agendar e realizar consultas médicas por videochamada.

No âmbito das consultas da Medicina Online, é possível partilhar imagens, exames, e relatórios clínicos com o médico assistente. Caso seja clinicamente necessário, o médico poderá prescrever medicamentos e exames de diagnóstico eletronicamente, sendo estas prescrições partilhadas por email e SMS.

Adicionalmente e através da Medicina Online, a Multicare democratizou o serviço de Confirmação de Diagnóstico. Este serviço permite aos clientes da Multicare aceder a uma segunda opinião médica de especialistas nacionais e internacionais e decidir com tranquilidade e segurança sobre o tratamento a seguir em caso de doença diagnosticada.

A Medicina Online inclui igualmente serviços de prevenção, destacando-se o Teste de Hábitos Saudáveis (que avalia o estado de saúde e risco cardiovascular dos clientes), a orientação nutricional e o Programa “Põe-te em Forma”.

Desde o lançamento da Medicina Online em 2016, a Multicare tem vindo a reforçar a proposta de valor da plataforma com a introdução de novos serviços.

Com o lançamento da Assistência Pediátrica, a Multicare disponibilizou, a todos os clientes que são pais, aconselhamento com médicos pediatras.

Com o lançamento da Consulta do Viajante, a Multicare disponibilizou, aos seus clientes que viajam para destinos longínquos, o acesso a aconselhamento sobre medidas preventivas (vacinas e medicação) e cuidados recomendados no país de destino.

A Multicare lançou ainda serviços especializados para clientes com doença oncológica e seus cuidadores:Nutrição e Psicologia.

A plataforma da Medicina Online tem liderado a oferta nacional de telemedicina, procurando dar respostas às tendências emergentes da saúde e às expectativas crescentes dos clientes. A Multicare tem um plano de desenvolvimento bastante ambicioso para a Medicina Online, que inclui a disponibilização de novas especialidades médicas e de serviços de promoção de estilos de vida saudável.

TESTE DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E PÕE-TE EM FORMA

Em foram lançados, no âmbito da Medicina Online, serviços de promoção de uma vida saudável (como o Teste de Hábitos Saudáveis, a Orientação Nutricional e o Programa Põe-te em Forma).

MULTICARE PROTEÇÂO VITAL

O compromisso da Multicare com a proteção na doença oncológica que se tornou evidente com o lançamento, em 2015, do Multicare Proteção Vital (o único seguro em Portugal com uma cobertura específica para doença oncológica com um capital de 1.000.000€ por anuidade (2.000.000€ na vigência do seguro)).

A pensar na longevidade, o Proteção Vital da Família foi lançado pela Fidelidade em 2017, disponibilizando, num único contrato, coberturas que se ajustam às várias etapas da vida de cada um dos membros da família (coberturas de saúde, assistência, acidente e funeral). Em 2019, esta solução foi reforçada com uma oferta complementar destinada a maiores de 65 anos, garantindo assim a assistência e proteção a todos os membros da família

NUTRIÇÃO ONCOLÓGICA E PSICO – ONCOLOGIA

A preocupação com as doenças com elevada incidência, nomeadamente a doença oncológica, levou igualmente a Multicare a desenvolver, em 2019 e no âmbito da Medicina Online, os serviços especializados de Nutrição Oncológica e Psico-oncologia. Estes serviços estão disponíveis a todos os clientes Multicare, sendo a Psico-oncologia extensível a familiares cuidadores.

Para reforçar a proteção na longevidade, foi igualmente lançada pela Fidelidade a gama de seguros de saúde 60+ composta por 2 soluções de proteção simples e 2 soluções de proteção mais completas.

CESSAÇÃO TABÁGICA E GESTÃO DO STRESS

Em 2019, com o lançamento dos programas de cessação tabágica e de gestão de stress no âmbito da Medicina Online, O Grupo procurou contribuir positivamente, não só para a qualidade de vida no momento presente, mas também no futuro, em que cada vez vivemos mais anos.

A SAÚDE TAMBÉM SE TREINA

A Saúde um tema que não carece apenas de sensibilização, mas também de pedagogia e persistência. Por isso, empenhamo-nos em iniciativas para recordar e motivar a prevenção de doenças e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

ENVIO DE MEDICAMENTEOS AO DOMICÍLIO

Para facilitar o acesso aos medicamentos e reforçar a proposta de valor da Medicina Online, a Multicare disponibilizou o serviço de envio de medicamentos ao domicílio, sem custos adicionais, cobrindo todo o território nacional e com um nível de serviço de 2h. São elegíveis os clientes que têm um seguro de saúde com a cobertura Medicina Online ou cobertura de Assistência Médica Domiciliária.

OK! SAÚDE GO

A OK! teleseguros foi a primeira companhia de seguros em Portugal a lançar um programa que recompensa os clientes que adotam um estilo de vida saudável. Esta solução está disponível na aplicação mobile da OK! teleseguros para os clientes que tenham contratado um seguro OK! Saúde, nas modalidades OK! Saúde 1, 2 ou 3 (seguros de saúde com cobertura de Internamento Hospitalar), sendo que basta fazer a adesão ao programa na própria app e começar a andar para converter os seus movimentos em descontos nas próximas anuidades do seu seguro de saúde.

GESTÃO DE CONHECIMENTO PARA GARANTIR A MELHOR PROTEÇÃO NA LONGEVIDADE

Como a medicina tem vindo a registar avanços tecnológicos significativos, o Grupo Fidelidade mantém-se atento e investe continuamente na atualização do conhecimento e das competências das suas equipas. Neste contexto, foi criado, na Multicare, o Gabinete de Gestão do Conhecimento da Saúde com a missão de identificar e suprir necessidades de formação e de partilha de conhecimento (nomeadamente de cariz científico).

PROGRAMA MULTICARE VITALITY

Num momento em que a saúde é assumidamente uma preocupação de muitos portugueses, a Fidelidade e a Multicare lançaram, em 2020, o Multicare Vitality – um programa único no mercado português, que sensibiliza e recompensa os
seus membros pela adoção de um estilo de vida saudável.

Com mais de 20 anos de experiência, mais de 20 milhões de utilizadores e presença mundial (em 5 continentes e 26 países), o Programa procura atuar em quatro fatores de risco com elevada prevalência em Portugal: inatividade física, alimentação pouco saudável, excesso de álcool e tabagismo, tendo presentemente resultados comprovados na melhoria dos hábitos de vida e, a médio-longo prazo, na saúde dos aderentes.

O Multicare Vitality foi vencedor do Portugal Digital Awards 2020, na categoria Best Insurance Project.

SENSIBILIZAÇÃO

Vídeos/podcasts e entrevistas em canais televisivos sobre temas da atualidade, que contribuem para a melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Por falar nisso”, em 2019, o Grupo Fidelidade lançou um programa televisivo de educação e consciencialização social divulgado na TVI e nas plataformas digitais da Fidelidade e Multicare em formato vídeo e podcast. Protagonizado pelo professor e psiquiatra, Júlio Machado Vaz, o programa aborda questões de elevado interesse para a sociedade civil a nível da saúde, do trabalho e da família. Este programa enquadra-se nas iniciativas de sensibilização dos portugueses para a prevenção em saúde, promovendo o debate sobre diversos temas com impacto na saúde e qualidade de vida de todos. Iniciativa

Por falar em saúde”, em 2019, a Multicare lançou a rubrica denominada “Por falar em Saúde” em parceria com o canal Saúde +, na qual, ao longo de 15 programas, vários convidados abordaram temáticas relacionadas com saúde, nomeadamente, envelhecimento ativo e saudável, o acompanhamento (remoto) de doenças crónicas, a medicina de precisão, a gravidez e o parto, a promoção de hábitos de vida saudável e os cuidados de saúde em viagem.